As Forças de Defesa de Israel confirmaram, nesta quinta-feira (17), que o comandante do Hamas, Yahya Sinwar, foi morto durante um confronto na Faixa de Gaza. A informação também foi divulgada pelo chanceler Israel Katz.
"O assassino em massa Yahya Sinwar, responsável pelo massacre e pelas atrocidades de 7 de outubro, foi morto hoje por soldados das IDF (Forças Armadas Israelenses)", informou Israel Katz, ministro das Relações Exteriores do país, em comunicado.
Yahya Sinwar, considerado o principal arquiteto do ataque terrorista de 7 de outubro de 2023 contra Israel que desencadeou a guerra em Gaza, foi nomeado líder do Hamas após o assassinato do ex-líder Ismail Haniyeh em Teerã, no Irã, em julho.
Em comunicado, divulgado pela Reuters, o exército israelense informou que Sinwar foi morto após se esconder no ano passado atrás da população civil de Gaza, tanto em solo quanto em túneis do Hamas no enclave palestino.
“As dezenas de operações realizadas no último ano, e nas últimas semanas na área onde ele foi eliminado, restringiram o movimento operacional de Yahya Sinwar, pois ele foi perseguido pelas forças e levou à sua eliminação”, declarou o órgão em comunicado.
Além de Sinwar, outros militares do Hamas foram mortos durante uma patrulha do exército israelense em Tel Sultan, perto de Rafah, no sul de Gaza. A identidade do líder do grupo terrorista foi confirmada após resultado de exame de DNA.