O prazo para pedido de isenção da taxa de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 começou nesta segunda-feira (17) e vai até 28 de abril. A solicitação é feita através do site do exame - clique aqui.
Os participantes que solicitaram a isenção no Enem 2022, não compareceram nos dois de prova e querem gratuidade neste ano, precisam também justificar a ausência.
Para a isenção participante deve informar o número de seu Cadastro de Pessoa Física (CPF) e a sua data de nascimento. Os dados pessoais informados devem ser iguais aos dados cadastrados na Receita Federal.
Também é necessário informar endereço de e-mail e número de telefone válidos. Saiba, abaixo, quem tem direito à isenção.
Lembrando que a aprovação do pedido de gratuidade não garante a inscrição no exame. Todos que quiserem fazer o Enem precisam se inscrever no mesmo site, de 5 a 16 de junho.
Quem tem direito à isenção?
Para pedir a gratuidade, é necessário preencher um desses critérios:
- Estar cursando a última série do ensino médio no ano de 2023, em escola da rede pública;
- Ter cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada;
- Ter renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio (R$1.953);
- Estar em situação de vulnerabilidade social e ser inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
Passo a passo da solicitação
- Entre na Página do Participante;
- Clique em" Justificativa de ausência/isenção";
- Resolva o desafio, para checagem de que o usuário não é um robô;
- Informe o CPF, a data de nascimento, o e-mail e um número de telefone válido.
Quem era isento da taxa e faltou em um ou mais dias da prova no ano passado precisa justificar a ausência para pedir a gratuidade neste ano.
A justificativa precisa de documento que comprove o motivo da falta, como um atestado médio ou um boletim de ocorrência. A documentação tem que ser assinada e datada. Quem não justificar, perde o direito à isenção.
Quando saem os resultados?
A confirmação da solicitação será divulgada em 8 de maio. Caso o pedido seja negado, é possível entrar com recurso entre 8 e 12 de maio. O resultado do recurso sai dia 19 de maio.