Começa a valer a partir deste sábado (30) a isenção de vistos para turistas brasileiros e japoneses para viagens de até 90 dias entre os países. A medida terá validade inicial de três anos.
Segundo o governo federal, a ação vai contribuir para o aprofundamento nas relações entre os dois países no ano em que se comemoram os 115 anos da imigração japonesa no Brasil, principalmente nas áreas do comércio bilateral, combate às mudanças do clima, educação e integração entre as comunidades.
O entendimento da liberação de visto entre os países aconteceu após encontro entre o primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em maio deste ano, durante a Cúpula do G7, em Hiroshima, no Japão.
Na ocasião, o Japão estendeu a isenção de visto de visita a brasileiros e permitiu que o governo do Brasil adotasse a mesma medida para cidadãos japoneses, seguindo o os princípios da reciprocidade e da igualdade de tratamento entre os países.
De janeiro a agosto de 2023, o Brasil recebeu mais de 4 milhões de visitantes internacionais, número já é mais que o dobro (111%) do registrado em todo o ano de 2022.
Segundo o Ministério do Turismo, apenas em agosto, foram 365.648 turistas. Até o final de 2023, a estimativa do painel é de que o país registre 6,7 milhões de estrangeiros visitando o país, o que daria um aumento de 33% em relação ao ano passado.