Foi preso na madrugada desta quarta-feira (2), em Santos, no litoral de São Paulo, o último suspeito de envolvimento na morte do soldado da Rota Patrick Bastos Reis, baleado quando fazia patrulhamento em uma comunidade no Guarujá em 27 de junho.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública, ele é irmão do homem apontado como o autor do disparo que matou o agente, preso no domingo (30). O suspeito se apresentou durante a madrugada no Palácio da Polícia e, como tinha um mandado de prisão em aberto, foi preso após prestar depoimento.
Além dos irmãos, a polícia já tinha prendido um homem na sexta-feira (28) por participação no crime. No mesmo dia, um criminoso que também participou do assassinato do policial, segundo a SSP, morreu ao entrar em confronto com a Polícia Militar.
Morte de PM da Rota
O boletim de ocorrência da morte do policial Patrick Bastos Reis indica que não houve troca de tiros durante o patrulhamento. De acordo com as autoridades, os criminosos dispararam simplesmente por terem visto os agentes.
Outro policial foi baleado na ocasião, o cabo Fabiano Marin, que levou um tiro na mão esquerda. Nas redes sociais, a corporação publicou um vídeo para mostrar a trajetória do PM que morreu durante o trabalho. Com 30 anos, Patrick patrulhava a comunidade da Vila Zilda, no Guarujá, litoral de São Paulo.
Operação Escudo
Pelo menos 14 pessoas morreram durante a megaoperação da polícia no litoral de São Paulo, deflagrada após o assassinato do policial militar da Rota, a tropa de elite da PM. Os números são da Ouvidoria da Polícia no Estado.
O ministro dos Direitos Humanos (MDH), Silvio Almeida, informou que acionou o ouvidor nacional dos Direitos Humanos para que a pasta acompanhe a operação.
PM baleada em Santos
Na manhã desta terça-feira (1º), uma policial militar foi baleada nas costas após ser atacada por criminosos em frente a uma padaria no bairro Campo Grande, na cidade de Santos, também no litoral de São Paulo.
No momento dos disparos, a policial estava dentro da viatura com outro agente patrulhando a região. Nas imagens de câmeras de segurança obtidas pelo Bora Brasil, é possível ver o momento que dois homens saem de um carro, segurando armas de grosso calibre, e atiram contra a viatura.
Os policiais revidaram a ofensiva dos criminosos, mas a policial foi atingida por dois disparos nas costas e socorrida rapidamente para a Santa Casa de Santos. Ainda não há informações sobre o estado de saúde. Segundo o porta-voz da PM, a policial é experiente, com 10 anos de profissão e cabo da Polícia Militar.