O Irã prendeu duas atrizes que deram apoio à onda de protestos no país e removeram os hijabs em público, informou a mídia estatal nesta segunda-feira (21). Hengameh Ghaziani e Katayoun Riahi foram detidas após publicarem vídeos sem o tradicional véu da doutrina islâmica.
Ghaziani apareceu sem a vestimenta no último sábado (19) e escreveu na legenda: "Talvez esse seja meu último post. Deste momento em diante, independente do que aconteça comigo, saibam que, como sempre, estou do lado do povo do Irã até meu último respiro".
A imprensa oficial do governo do Irã confirmou a prisão, informando que elas incitaram e apoiaram atos contra o país e por manter contato com “mídias de oposição”. Riahi foi detida após dar entrevista sem hijab para uma emissora britânica que manifestava apoio aos protestos locais.
Os protestos contra o uso de hijab no país começaram após a morte de Mahsa Amini, mulher de 22 anos de origem curda, presa pela polícia moral em Teerã, capital do Irã. Desde então, mais de duas mil pessoas foram acusadas devido aos protestos. Autoridades da república islâmica descrevem os protestos como motins e acusam os Estados Unidos e Israel de ajudar o movimento. Com o véu como estopim, os protestos foram impulsionados por mulheres iranianas.