IPVA 2022: governo de SP divulga valor venal dos veículos; saiba quanto pagar

O IPVA 2022 em SP está, em média, 22,54% mais caro; desconto para pagamento à vista subiu para 9%

Da redação

O IPVA 2022 em SP está, em média, 22,54% mais caro; desconto para pagamento à vista subiu
André Lucas Almeida/Futura Press/Folhapress/Arquivo

O governo de São Paulo divulgou hoje, dia 22, em nota no Diário Oficial do estado, o valor venal dos 12.221 diferentes tipos de veículos aptos para pagamento do IPVA 2022. 

O valor final do IPVA para o exercício de 2022 (com inclusão de alíquotas) estará disponível para consulta a partir da segunda quinzena de dezembro de 2021 no endereço portal.fazenda.sp.gov.br/servicos/ipva/, por meio do telefone 0800 0170 110 ou, ainda, em rede bancária autorizada. 

É possível consultar o valor venal no site do governo do estado de SP, usando código do IPVA e ano de fabricação do veículo. Contudo, o valor final (com adição da alíquota) será divulgado nos próximos dias, conforme explicado acima. 

Como é feito o cálculo do imposto para carros novos?

Segundo o governo do estado de SP, para veículos novos, “o imposto será calculado de forma proporcional ao número de meses restantes do ano civil, incluído o mês da ocorrência do fato gerador”. Ou seja: um veículo novo adquirido em junho pagará imposto proporcional de sete meses, uma vez que faltam 7 meses no ano civil (junho a dezembro).

As alíquotas do imposto para carros novos e usados permanecem as mesmas, confira:


- 4% para carros de passeio;

- 2% para motocicletas, caminhonetes cabine simples, micro-ônibus, ônibus e maquinário pesado;

- 1,5% para caminhões;

- 1% para veículos de locadoras registrados em São Paulo

Mas, já prepare o bolso! Em 2021, segundo pesquisa feita pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) para a Secretaria de Fazenda e Planejamento, o valor venal dos veículos subiu 22,54% em média em SP. 

Descontos maiores para pagamento à vista


Quem pagar à vista, em janeiro, para carros usados, terá desconto de 9%; em fevereiro, o desconto será de 5%. 

Já quem pagar a primeira parcela em fevereiro e parcelar as demais em 5 vezes, também terá desconto de 5% - isso também para carros usados.

O vencimento tem a ver com o número da placa do veículo. Com final 1 vence dia 10. A com final 2, dia 11 e assim por diante. 

Agora, para os veículos novos a situação é diferente. Tem desconto de 3% para pagamento à vista até 5 dias após a compra. No parcelamento em cinco vezes não há desconto. 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.