A busca pela digitalização e pelo intraempreendedorismo virou prioridade máxima das empresas nos últimos anos por conta das mudanças constantes do mercado, da sociedade e dos hábitos de consumo. No mundo pós-covid, com algumas economias em recessão e ainda sofrendo as consequências da guerra na Ucrânia, organizações viram a necessidade de se tornarem mais ágeis e eficientes, com maior produtividade, e de apresentarem soluções inovadoras e centradas no cliente, além de, claro, reduzir custos.
Nesse cenário complexo, a transformação digital tornou-se um elemento indispensável para o sucesso das empresas modernas. No entanto, a digitalização não se restringe apenas a estar presente nas redes sociais ou automatizar alguns processos. Essa 'virada de chave' vai muito além da tecnologia, trata-se de uma mudança de mentalidade em busca da melhora dos resultados e do desempenho por meio da inovação e otimizações.
"O mercado digital é muito amplo e tem muitas oportunidades e desafios em suas diferentes esferas, mas com certeza representa o futuro de empresas dos mais variados setores. É no âmbito digital que os negócios já estão acontecendo agora, oferecendo comodidade, praticidade e velocidade a diversos serviços. Com o passo rápido da inovação, o mercado crescerá ainda mais", afirma Vanessa D'Angelo, Head de Marketing da GoTo para a América Latina, empresa que oferece soluções de comunicação empresarial e suporte de TI.
A GoTo oferece o GoTo Connect, solução unificada para flexibilizar as comunicações empresariais com telefonia em nuvem, reuniões e recursos de mensagem. Tudo isso em um único app que, além de intuitivo, é fácil de implantar e gerenciar de qualquer lugar. "A tecnologia é a base para desenvolvermos soluções fáceis e flexíveis que facilitem a TI em qualquer empresa. Além da excelência dos nossos produtos, trabalhamos no país somente através de canais, o que nos permite oferecer um atendimento customizado aos clientes e expandir em diversas regiões do Brasil. Nossos parceiros são parte do nosso time e muito comprometidos em atingir objetivos juntos", disse Vanessa.
No entanto, entra aí uma dúvida que aflige muitas das empresas dispostas a mergulhar na onda da inovação. Como implantar essas mudanças profundas em toda a estrutura do meu negócio? Alterar os processos internos por meio do uso da tecnologia e foco estratégico nos clientes não é uma tarefa simples. Diante disso, a Head de Marketing da GoTo lista os cinco pilares essenciais das organizações empreendedoras: 1) abertura à experimentação para criar um ambiente de trabalho que encoraje novas ideias e a aprendizagem por erro; 2) estabelecer objetivos e metas claros; 3) promover a colaboração entre as equipes; 4) reconhecer e recompensar boas ideias; 5) oferecer tempo e recursos para inovações entre times dentro da empresa.
"Viabilizar um cenário criativo e inovador também requer uma plataforma segura para que os times possam trocar ideias entre si da maneira que desejarem, seja por voz, por texto, presencial, online. E é esse o objetivo da GoTo, promover e viabilizar esse ecossistema de inovação de maneira digital", diz Vanessa.
Além dos ganhos de eficiência e produtividade, a digitalização dos processos dentro de uma empresa traz inúmeros outros benefícios, como maior satisfação do cliente, otimização de processos, redução de custos, ganho de diferencial competitivo e gestão estratégica eficiente.
A digitalização também ganha mais importância em tempos pós-pandêmicos, em que nos acostumamos com o trabalho remoto. Mesmo com o fim da emergência global causada pela Covid-19, o modelo ainda persiste em muitas empresas, mesmo após a reabertura do mercado e a volta gradativa aos escritórios. "O trabalho remoto/flexível é uma filosofia central da cultura da GoTo e das nossas soluções de tecnologia, que são desenvolvidas para permitir uma colaboração e comunicação eficaz e simples de qualquer lugar, em qualquer dispositivo. As vantagens do trabalho flexível são inúmeras: mais produtividade, um equilíbrio maior entre vida pessoal e profissional, colaboradores mais satisfeitos, o que gera mais retenção, possibilidade de contratar talentos em qualquer lugar do mundo, entre outras vantagens", completa a Head de Marketing da GoTo para a América Latina.
A GoTo patrocinou na última segunda-feira (15) o segundo summit de spin-offs, que são empresas criadas a partir de um produto ou serviço desenvolvidos dentro da corporação. O evento, organizado pela Vibra Digital, em parceria com a B2B Match e com o apoio do Learning Village, reuniu em São Paulo líderes de empresas dos mais diversos segmentos para discutir os benefícios e desafios de lançar produtos ou novos modelos de negócios que surgiram de gigantes do mercado. Os convidados foram Alexandre Frankel, founder na Vitacon e CEO da Housi, Helena Caldeira, CFO do Banco Inter, e João Vítor Assunção, CEO da Simples Reserva. A conversa foi apresentada por Bruno Padredi, CEO da B2B Match, mediada pelo jornalista Rodolfo Schneider, diretor-geral de conteúdo do Grupo Bandeirantes, e teve ainda a participação de André Luiz Costa, CEO da Vibra Digital.