A internet 5G deve chegar a todas as capitais do país até o dia 30 de julho de 2022. As informações são de Ângelo Nascimento, da BandNews FM.
Segundo a Anatel, a expectativa é que o edital para o leilão da frequência seja lançado até o final do primeiro semestre deste ano.
O edital encaminhado ao Tribunal de Contas da União prevê as seguintes obrigações: fibra óptica para o Norte e Nordeste, cobertura nas estradas e internet para todos os lugares acima de 600 mil habitantes.
Segundo a Anatel, aquelas pessoas que fazem parte do Cadastro Único do Governo Federal vão receber antenas menores para substituírem a parabólica que vai parar de funcionar com a ativação do 5G.
Já quem desejar ter a tecnologia no celular terá que adquirir um novo equipamento que suporte a frequência.
No entanto, as demais coberturas, como a 4G, vão continuar funcionando normalmente.
A nova conexão é conhecida como internet das coisas. Isso, porque a velocidade vai permitir, por exemplo, aumento no número e na qualidade de aulas on-line, telemedicina, transmissoes ao vivo, comércio eletrônico e maior autonomia de máquinas. O agronegócio está de olho nessa possibilidade.
O poder público também. Curitiba se adiantou à implementação de tecnologia. Semáforos, por exemplo, são abertos por sensores instalados em ônibus circulares, o que torna as viagens mais rápidas. Órgãos de segurança usam câmeras de leitura facial.
Com a rede 5G, empresas também já projetam aumento na procura por serviços de automação de residências.