Internado em Roma, papa Francisco 'está melhor e retornou ao trabalho'

Líder da Igreja Católica foi internado nesta quarta-feira (29) e foi diagnosticado com infecção respiratória. Ainda não há previsão de alta

Da Redação

Papa Francisco está internado, em Roma, com infecção respiratória
REUTERS/Guglielmo Mangiapane

O papa Francisco, de 86 anos, está internado no hospital Policlínico Gemelli de Roma, na Itália, desde quarta-feira (29) com o diagnóstico de infecção respiratória. Após passar a primeira noite hospitalizado, o quadro de saúde do pontífice evoluiu, teve uma melhora e já retornou ao trabalho, informou a Sala de Imprensa da Santa Sé. 

"Papa Francisco repousou bem durante a noite. O quadro clínico está melhor e prossegue o tratamento programado. Hoje, depois do café da manhã, leu alguns jornais e retomou o trabalho. Antes do almoço, foi à pequena capela do apartamento particular, onde se recolheu em oração e recebeu a eucaristia”, disse o porta-voz do Vaticano, Matteo Bruni. 

A equipe médica está “otimista” quanto à recuperação do papa Francisco e esperam que o religioso celebre o próximo Domingo de Ramos, caso continue em evolução clínica. 

Segundo a agência de notícia italiana Ansa, o pontífice está com uma infecção respiratória leve, diagnosticada após realizar exames de imagem. Fontes do hospital disseram ao veículo que pode ter sido causada por um vírus, mas foi descartado Covid-19. Ainda não há previsão de quantos dias Francisco ficará internado. 

Papa Francisco foi internado nesta quarta-feira (29), inicialmente o Vaticano havia informado que o motivo da hospitalização eram exames de rotina. Porém, na sequência, o jornal italiano Corriere della Sera revelou que o pontífice havia sido transportado da sua residência oficial, a Casa Santa Marta, para o hospital de ambulância após sentir dores no peito logo depois da audiência geral, realizada tradicionalmente às quartas na Praça de São Pedro. 

Fontes já haviam informado ao jornal italiano que a doença é considerada “não preocupante”, mas Francisco foi submetido a vários exames, incluindo tomografia. Por conta da internação, os compromissos do papa foram cancelados. 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.