Após a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) entregar ao atacante Vinicius Jr. um certificado de ancestralidade, que mostra que as raízes dele são de uma tribo de Camarões, o interesse de buscas pelo termo registrou alta no Google Trends.
A ação da CBF faz parte da campanha "Raízes de Ouro" e deve envolver outros jogadores da Seleção Brasileira no futuro. Em parceria com uma empresa de rastreamento genético, que é especializada em mapear afrodescendentes, a CBF entregou ao jogador um certificado que mostra que os ancestrais de Vini eram da tribo Tikar, de Camarões.
Veja o interesse de buscas por "teste de ancestralidade" e entenda como é feito o exame
O termo começa a registrar buscas significativas a partir de 2018, mas desde 2017 o Google Trends já mapeava buscas por teste de ancestralidade. Em janeiro de 2023, o termo atinge o ápice de interesse de buscas com a popularização dos testes e a curiosidade das pessoas em descobrir suas origens – veja a íntegra aqui.
Agora, em 2024, as buscas voltam a aumentar com a notícia da ancestralidade de Vini Jr, divulgada nesta terça-feira (19).
O teste de ancestralidade é um exame genético que analisa o DNA para revelar as origens geográficas e as características genéticas de uma pessoa.
É a partir dos dados do DNA que é possível identificar mudanças genéticas específicas, cruzar os dados e determinar de onde vieram e por onde passaram os ancestrais da pessoa analisada.
Desde 2017, a plataforma Google Trends registra termos relacionados ao teste de ancestralidade, entre eles, a possibilidade de realização do teste de maneira gratuita, online, o preço para realização do teste, além da pesquisa de "como descobrir ancestralidade". Foi a partir daquele ano que o teste ganhou popularidade e passou a ser procurado por pessoas que buscavam entender melhor sua ancestralidade.
Sobre o interesse de buscas, é possível observar um crescimento exponencial por teste de ancestralidade a partir de 2019.
Outro caso relacionado aos resultados de um teste de ancestralidade levou uma filha a reencontrar, por acaso, a mãe após ficarem separadas por 59 anos. Ao Melhor da Noite, da Band, Élide Soul e Angelina Maria, mãe e filha, contaram como se reencontraram a partir do teste.
Ela afirmou que procurou um teste de ancestralidade para investigar seu DNA e, assim, encontrar algum remédio mais efetivo para sua depressão, mas acabou sendo apresentada para a mãe biológica.