Para dar início às atividades culturais de 2024 no centro de São Paulo, o Instituto Bandeirantes e o Núcleo de Capacitação Artística (NCA) realizarão, no dia 18 de janeiro, a primeira edição do projeto ‘Primeiro Ato’ no Edifício Itália.
Com uma curadoria de artistas e técnicos especializados em Arte e Educação, o evento terá uma programação gratuita e variada ao longo de 12 horas.
Esta iniciativa também celebra o primeiro ano do Núcleo. Os professores da escola são alguns dos grandes nomes que estarão presentes, como Álvaro Petersen, Cris Eifler e André Pottes, e apresentarão seus trabalhos promovendo vivências do que pode ser encontrado nos cursos livres e de capacitação da escola, como oficinas de circo, dança, teatro musical e de manipulação de bonecos.
“Resolvemos criar este projeto para movimentar artisticamente o centro, mas também poder comemorar o primeiro aniversário da NCA. A ideia é fazer um projeto que seja anual e que esteja no calendário da capital paulista”, ressalta Juliano Barone, diretor artístico da organização.
Com o propósito de democratizar o acesso à cultura e educação artística de qualidade, o ‘Primeiro Ato’ será gratuito e irá focar em formação, promoção de espaços para apresentações e fomento de diálogos entre profissionais e pesquisadores da área.
Para acomodar todas as ações, serão ocupados três espaços do edifício: o Teatro Itália Bandeirantes, o Salão Nobre e a Sala Dario Fo. A abertura no teatro fica à cargo da produção “Tudo acontece numa segunda-feira”, de Vinícius Piedade e Evas Carretero, sob direção de Silvana Garcia.
No mesmo local também acontecerão palestras sobre a vida e obra de Plínio Marcos; montagem teatral; o mercado de trabalho no audiovisual; e palhaçaria. Nos demais espaços acontecerão as oficinas e uma sessão de “Bodas De Sangue”.
Esta é uma iniciativa do Leitura às Cegas, desenvolvido por Yago Dionizio, que busca proporcionar acessibilidade e inclusão para o público com deficiência visual. Na sequência, será realizada por uma discussão sobre esta temática. O encerramento ficará a cargo do espetáculo “Vagamundo”, com Alberto Vizoso, Darlan Júnior e Thiago Cardoso.
Prezando por uma cultura mais diversa e acessível, o evento terá o apoio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência da Cidade de São Paulo, que irá disponibilizar intérpretes de Libras.
O público pode encontrar mais informações sobre as apresentações, seus artistas e diretores no perfil do Instagram da NCA (@bandnca).
As inscrições para as atividades do ‘Primeiro Ato’ poderão ser realizadas no site do Sympla a partir de 10 de janeiro.
Confira a programação:
- 10h – 12h / Apresentação Teatral: “Tudo Acontece Numa Segunda-Feira” e Bate-Papo: Montagem teatral e abertura de processo, com Vinícius Piedade, Evas Carretero e Silvana
- 10h30 – 12h10 / Oficina: Acrobacia, Aéreo e Malabares, com Fama Circo/ Rafael Zacarias, Laís e Bruna
- 11h – 12h40 / Oficina: Manipulação de Bonecos, com Álvaro Petersen
- 14h – 15h40 / Oficina: Teatro Musical – O Canto como expressão de si, com André Pottes e Anna Preto
- 14h30 – 16h10 / Palestra: Mercado de Trabalho Audiovisual, com Cris Eifler
- 16h – 18h / Apresentação Teatral: “Bodas de Sangue”, do projeto Leitura às Cegas e Palestra: Acessibilidade na Arte, com Sidney Tobias, Sylvia Lohn e Yago Dionízio
- 16h – 17h40 / Oficina: Mover em Coletivo – Experimentação em Dança, com Gabriela Ramos
- 17h – 18h40 / Palestra: Vida e Obra de Plínio Marcos, com Kiko de Barros
- 19h30 – 21h / Palestra: O Palhaço Diversa, com Thais Ferrara, Roberta Calza e Soraya Saide
- 21h30 – 22h30 / Apresentação Teatral: "Vagamundo", com Alberto Vizoso, Darlan Júnior e Thiago Cardoso