Instituto Adolfo Lutz confirma morte de adolescente por febre maculosa

Com isso, sobe para 8 o número de óbitos pela doença em todo o estado de SP

Por Bruna Barboza

Instituto Adolfo Lutz confirma morte de adolescente por febre maculosa
A febre maculosa é transmitida por carrapatos infectados
Divulgação

O Instituto Adolfo Lutz confirmou nesta quinta-feira (15) a morte de uma adolescente de 16 anos por febre maculosa. A jovem havia sido internada em Campinas e o caso era tratado como suspeito. As amostras biológicas da jovem estavam em análise desde a última terça-feira (13). 

Com isso, sobe para 8 o número de óbitos pela doença este ano no Estado de São Paulo. A Secretaria Estadual de Saúde ainda aguarda a confirmação do diagnóstico de 3 mulheres com sintomas. 

Duas estão internadas em hospitais particulares de Campinas, em estado estável. A terceira, que trabalhou num evento na Fazenda Santa Margarida, está medicada e em casa.

Em nota, a prefeitura de Campinas também confirmou a causa da morte da adolescente. 

"A Secretaria de Saúde de Campinas confirmou nesta quinta-feira, 15 de junho, a morte por febre maculosa da adolescente de 16 anos que morreu na última terça-feira, 13 de junho, em um hospital privado no município. Ela compareceu em um evento na Fazenda Santa Margarida, no dia 27 de maio, do qual participaram outras três pessoas que morreram em consequência de complicações da doença.

Em razão das notificações localizadas no mesmo tempo e lugar, a ocorrência configura-se como um surto de febre maculosa na Fazenda Santa Margarida. O distrito de Joaquim Egídio onde fica a fazenda é mapeado como área de risco para a doença", escreveu.

Casos de febre maculosa relacionados à fazenda Santa Margarida:

  • 1º Mariana Giordano, 36 anos, moradora de São Paulo (SP). Esteve na ‘Feijoada do Rosa’ e morreu no dia 8 de junho. Confirmada morte por febre maculosa.
  • 2º Douglas Costa, 42 anos, morador de Jundiaí (SP). Esteve na ‘Feijoada do Rosa’ e morreu no dia 8 de junho. Confirmada morte por febre maculosa.
  • 3º Evelyn Santos, 28 anos, moradora de Hortolândia (SP). Esteve na ‘Feijoada do Rosa’ e morreu no dia 8 de junho. Confirmada  morte por febre maculosa.
  • 4º Erissa Nicole Santana, 16 anos, moradora de Campinas (SP). Esteve na ‘Feijoada do Rosa’ e morreu no dia 13 de junho. Confirmada a morte por febre maculosa
  • 5º Mulher de 38 anos, moradora de Campinas (SP). Esteve no show do Seu Jorge e permanece internada. Caso em investigação.
  • 6º Mulher de 40 anos, moradora de Campinas (SP). Esteve na ‘Feijoada do Rosa’ e permanece internada. Caso em investigação.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais