Inovações em supermercados e negócios: relembre a carreira de Abílio Diniz

O empresário foi fundamental para o sucesso da rede Pão de Açúcar e entrou de cabeça no Grupo Carrefour

Da redação

Inovações em supermercados e negócios: relembre a carreira de Abílio Diniz
Abílio Diniz foi um grande empresário brasileiro
Reprodução/Rede Sociais

O empresário Abílio Diniz, que morreu neste domingo (18), em decorrência de uma pneumonia, foi um dos empresários brasileiros de maior sucesso. Ele começou recém-formado em administração de empresas, uma sociedade com o pai, fundando a primeira loja do grupo Pão de Açúcar que se tornaria um império e a maior rede de varejo do Brasil.

Em 1963, foi aberta a segunda loja da rede, na rua Maria Antonia, em Higienópolis. Em 1965, o Pão de Açúcar adquiriu a rede Sirva-se, pioneira do negócio em São Paulo, junto com o Peg- Pag. Com isso, em 1968 o Pão de Açúcar já contava com 40 supermercados e 1.642 funcionários e Abilio se firmara como um destacado executivo da empresa.

De 1979 a 1989, a convite do amigo Mario Henrique Simonsen, Abilio foi membro do Conselho Monetário Nacional.

Em 1990, o grupo Pão de Açúcar esteve à beira da falência. Da crise do início dos anos 1990 vieram uma renovada busca do equilíbrio pessoal e o reencontro com o sucesso dos negócios. Já em 2009, Abílio capitaneou o Grupo Pão de Açúcar na aquisição da rede Ponto Frio, a segunda maior rede de varejo de eletrodomésticos do país. Em dezembro do mesmo ano, a rede Pão de Açúcar se juntou com a Casas Bahia. Em pouquíssimo tempo, o Grupo Pão de Açúcar dobrou de tamanho e o valor de mercado.

Em 2013, Abilio recebeu o convite da gestora de investimentos Tarpon e assumiu a presidência do Conselho de Administração da BRF, pela primeira vez no segmento industrial. Para ele, a descoberta do universo do outro lado do balcão foi fascinante. Em setembro do mesmo ano, após 54 anos, o empresário deixou o Grupo Pão de Açúcar.

Em dezembro de 2014, a Península Participações, empresa de investimentos de sua família, adquiriu participação acionária no capital do Carrefour Brasil, onde ocupava uma cadeira. Em 2015, em março, a Península adquiriu ações do Grupo Carrefour Global do qual, hoje, é o segundo maior acionista global.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais