A coordenadora-geral da equipe de saúde da Presidência da República, a infectologista Ana Helena Germoglio, disse que, apesar de o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) evoluir bem na recuperação da pneumonia, uma viagem não é prudente.
De acordo com a médica, o cancelamento da viagem para a China, que ocorreria neste sábado (25) e que foi adiada para o próximo domingo (26), não indica piora no quadro de Lula. As declarações foram dadas em entrevista à BandNews FM.
“Já é público que o presidente está tratando uma pneumonia. Ele está evoluindo bem, mas, como qualquer paciente com patologia pulmonar de origem infeciosa, a gente não recomenda a viagem. Além disso, a influenza também pode ser transmitida, então a viagem não é prudente”, explicou a infectologista.
Tratamento de Lula
A pneumonia do presidente foi confirmada pelo Palácio do Planalto na última sexta-feira (24). Quanto à ida à China, devido ao novo adiamento, ainda não há uma data definida.
“Ele [Lula] está tomando antibiótico, antiviral, está se alimentando bem e continua com as atividades domiciliares”, continuou Germoglio na entrevista.
A avaliação médica destaca que Lula precisa descansar e que a viagem à China teria muitas horas de voo, fuso-horário complicado e agenda extensa. A orientação é para que ele “tire o pé do acelerador e descanse” por enquanto.