Notícias

Ineditismo de Kamala pode ser prejudicial para a campanha dela, avalia professor

Mensagem de Trump, mesmo com tom mais populista, sobressai-se melhor nos estados-pêndulo do que o ineditismo de Kamala como possível 1ª mulher presidente dos EUA

Por Édrian Santos

Após anúncio da desistência de Joe Biden da disputa à reeleição, apostas se fazem sobre a possível indicação de Kamala Harris para substituir o atual chefe da Casa Branca. 

Com isso, recai sobre ela a pressão travar um embate contra o ex-presidente e também candidato Donald Trump. Nesse contexto, as mensagens transmitidas por ambos viram objetos de estudo dos analistas.

Para o professor Vladimir Feijó, doutor em relações internacionais pela PUC de Minas Gerais, a mensagem de Trump, mesmo com tom mais populista, sobressai-se melhor nos chamados estados-pêndulo do que o ineditismo de Kamala como possível primeira mulher presidente dos Estados Unidos.

“A perspectiva do Trump, por enquanto, no atual cenário, é mais benéfica para a campanha. Essa ideia do ineditismo [primeira mulher presidente] pode ser prejudicial para ela. Ela é pouco testada. Como o partido, confiando na vontade do Joe Biden de ser o candidato à reeleição, os quatro últimos anos fizeram dela uma figura em segundo plano. Ela apareceu pouco”, considerou Feijó, em entrevista ao Band Jornalismo.

Pautas de Trump são mais conhecidas

Ainda segundo o especialista, o eleitor americano indeciso tende a conhecer mais o Trump, enquanto Kamala seria um perfil sem tanta confiança, visto que tem pouca atuação política no currículo. Além de vice na chapa do Biden, só concorreu para ser procuradora no estado da Califórnia.

“O eleitor indeciso poderia ter mais confiança nele do que nesse ineditismo da Kamala Harris. É muito importante, para setores dos Estados Unidos, essa sensação de que o país está indo para frente. Então, esse ineditismo, realmente, seria uma mensagem muito positiva de esperança para todo o país, mas o cenário nos estados-pêndulo tende, hoje, a favorecer o Donald Trump”, completou o especialista.

O que são estados-pêndulo?

Nos Estados Unidos, “swing state” ou “estados-pêndulo” são aqueles onde não há maioria absoluta de um partido, entre republicanos e democratas. 

Na corrida eleitoral, essas regiões são consideradas decisivas para a vitória dos candidatos.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais