Indicado por Lula, Paulo Gonet será empossado como PGR nesta segunda (18)

Nome de Paulo Gonet para a PGR foi aprovado pelos senadores na última quarta (13)

Da redação

Indicado por Lula, Paulo Gonet será empossado como PGR nesta segunda (18)
Paulo Gonet foi aprovado pelo Senado para a PGR
Marcos Oliveira/Agência Senado

A solenidade de posse do subprocurador-geral da República Paulo Gustavo Gonet Branco para o cargo de procurador-geral da República (PGR) será realizada na manhã desta segunda-feira (18), em Brasília. O nome dele foi aprovado pelo Senado na última quarta (13).

Gonet foi indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fora da lista tríplice enviada pela Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), assim como fez o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) quando escolheu Augusto Aras por dois mandatos.

No plenário do Senado, foram registrados 65 votos favoráveis. O mandato do PGR é de dois anos, prorrogáveis.

Perfil de Gonet

Nascido no Rio de Janeiro, Gonet é formado em direito pela Universidade de Brasília (UnB), mestre em direitos humanos internacionais pela Universidade de Essex (Reino Unido) e doutor em direito pela UnB.

Membro do Ministério Público Federal desde 1987 e subprocurador-geral desde 2012, Gonet já exerceu diversos cargos de destaque na instituição. Atuou como diretor-geral da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) entre 2020 e 2021 e como vice-procurador-geral eleitoral, de julho de 2021 a setembro de 2023.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais