Incêndios florestais no Canadá escurecem os céus dos Estados Unidos

Fumaça deixou qualidade do ar crítica em Nova York e autoridades pedem para moradores evitarem atividades ao ar livre e ficarem em casa

Por Luiza Lemos

Os incêndios florestais na região fronteira do Canadá com os Estados Unidos, que ocorrem desde o fim de maio, deixaram parte dos estados norte-americanos às escuras em plena luz do dia. Regiões de Manhattan, no estado de Nova York, estão com a qualidade do ar na categoria máxima de perigo por causa da fumaça tóxica dos incêndios.

Mais de dois milhões de hectares foram devastados pelos incêndios florestais, que atingem a Columbia Britânica até Quebec, o que corresponde a toda a faixa da fronteira com os EUA. Cidades canadenses chegaram a entrar em estado de emergência e milhares de moradores saíram de suas casas para fugir do fogo. 

Qualidade do ar nos Estados Unidos

Nos Estados Unidos, o problema é a fumaça. Em avisos pelo celular, a qualidade do ar está em nociva, podendo afetar pessoas com problemas respiratórios e há regiões em que moradores são obrigados a sair de máscaras e a recomendação é que não se saia de casa para exercícios ao ar livre. 

Fumaça alaranjou céu de Nova York

Segundo Beatriz Lopes, brasileira que mora atualmente na região de Newark, no estado de Nova York, conta que os dias estão secos e todos andam de máscara pela região. “No fim de tarde o céu ficou terrível, durante o dia super seco, tempo escuro que parecia que ia chover”, conta. 

Ela diz que ficou com olhos secos e a garganta machucada pelo tempo seco. “Eu estranhei que estava tomando muita água e não indo no banheiro, aí meu chefe chegou de máscara e perguntei o que aconteceu, se estava doente. Mas ele disse que era por precaução, que foi avisado pelo celular dos incêndios e que era melhor usar”, conta. 

A jovem relembra que estranhou o clima fechado, mesmo após uma chuva de primavera. “Ontem eu vim trabalhar de manhã e o tempo estava fechado. Aí choveu por volta de 8:30 e aí quando o tempo abriu, continuou escuro e meio esquisito, eu estava na loja e estava abafado, meio esquisito”, relembra. 

“De noite, quando fui dormir, meus olhos ardiam muito, lacrimejavam e o ar está péssimo, o tempo está nublado, o sol está laranja, quando bate nos prédios o sol está até fraco, só uma luz opaca porque o tempo está horrível. Está todo mundo tossindo, o tempo todo”, diz Beatriz Lopes. 

Segundo ela, o chefe sentiu o mesmo dos olhos e o peito arder, já que teve pneumonia. No Canadá, houveram pelo menos 2.200 incêndios florestais, segundo a agência de bombeiros no país e centenas de bombeiros estão mobilizados para combater os incêndios e evitar mais desalojados e fumaça prejudicial à saúde pela América do Norte. 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.