‘Inaceitável’, diz Mauro Vieira sobre tentativa de golpe na Bolívia

Durante a abertura da reunião do Conselhão, o chefe do Itamaraty reforçou que ‘a democracia é um valor fundamental’ para o Brasil

Da Redação com Agência Brasil

Ministro Mauro Vieira
Antônio Cruz/Agência Brasil

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, afirmou nesta quinta-feira (27) que a democracia é valor fundamental para o Brasil e classificou a tentativa de golpe de Estado na Bolívia como inaceitável.

A declaração foi feita durante a abertura da 3ª Reunião Plenária do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável, o Conselhão.

“A participação social voltou a ser método de planejamento, execução e monitoramento das políticas públicas brasileiras. A reunião simboliza, além dessa retomada, o espírito de diálogo plural e inclusivo e também caracteriza nossa política externa. A democracia é um valor fundamental para o Brasil, como reafirmamos ontem ao rechaçar a inaceitável tentativa de golpe de Estado na Bolívia”, afirmou Mauro Vieira. 

O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, agradeceu o que chamou de “postura firme” da diplomacia brasileira e do próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva diante do episódio no país vizinho. 

“Mais uma vez, a democracia na América Latina esteve em risco e a posição do presidente Lula, do ministro Mauro Vieira foi decisiva para apoiar as forças democráticas da Bolívia e dizer que não aceitamos mais ditaduras e golpes na América Latina”, declarou Padilha. 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.