A imprensa internacional repercutiu a decisão dos 12 jurados que consideram o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, culpado de 34 acusações do caso Stormy Daniels. Ele foi considerado culpado nesta quinta-feira (30) principalmente por falsificar documentos para encobrir um pagamento, antes da eleição presidencial de 2016, para silenciar uma atriz pornô que alegou ter tido um encontro sexual com ele.
Trump em declaração após o julgamento se declarou inocente. O resultado e a possível pena que o ex-presidente poderá cumprir será anunciada no próximo dia 11 de julho.
Na imprensa internacional, o principal destaque foi o fato de que Donald Trump é o primeiro ex-presidente dos EUA a ser considerado culpado por um crime e os pagamentos secretos feitos à estrela de filmes pornôs, Stormy Daniels.
O Wall Street Journal foi um dos que destacou a condenação histórica e que Trump ainda pode concorrer até o momento. Na ABC News, o noticiário americano indica que o veredito encerra uma “saga legal que começou logo após Trump se candidatar à presidência dos EUA em 2015”. O New York Times destacou que a decisão do júri irá repercutir nas eleições presidenciais de 2024, que ocorrem em novembro.
A BBC, estatal britânica, citou que especialistas apontam que Trump poderá pagar uma multa ao invés de cumprir a pena máxima de 4 anos por acusação. O espanhol El País destacou que Trump foi considerado culpado por “comprar o silêncio de uma atriz de cinema pornográfico”.
Entenda o julgamento
Donald Trump recebeu 34 acusações criminais de falsificação de registros comerciais. Ele foi acusado de encobrir um pagamento de US$ 130 mil para comprar o silêncio da estrela pornô Stormy Daniels antes das eleições de 106, sobre um encontro sexual que ela disse ter ido.
O caso surgiu em 2018, mas ex-presidente foi formalmente acusado formalmente apenas em abril de 2023, por alegar falsamente os reembolsos feitos a um assessor pelo pagamento de Daniels como despesas legais. Os promotores dizem que os registros fabricados ocultavam o pagamento.
Ele se declara inocente das acusações e, mais de um mês depois e em um júri de 10 horas, Donald Trump foi considerado culpado de todas as 34 acusações.