
O primeiro banquete em seis anos para um chefe de Estado foi oferecido pelo Imperador e Imperatriz do Japão ao presidente Lula e esposa, e mais 110 convidados. Foi uma comemoração de 130 anos de relações diplomáticas entre os dois países. A primeira-dama Janja e a Imperatriz discutiram como melhorar os direitos humanos das mulheres.
O banquete não foi servido à mesa, porque o Imperador queria um ambiente mais relaxado. Os convidados fizeram seus pratos num bufê.
“A relação entre Brasil e Japão mudou de patamar”. A afirmação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta quarta-feira (26/3), retrata o desfecho de um processo que resultou na assinatura de dez acordos e 80 instrumentos de cooperação entre as duas nações, após uma série de agendas do presidente e de sua comitiva no país asiático.
O estreitamento de vínculos ficou ainda mais claro na declaração à imprensa após reunião bilateral com o primeiro-ministro do Japão, Shigeru Ishiba, em Tóquio. Ficou decidido que, a partir de agora, os chefes de Estado se visitarão a cada dois anos.