UOL - O melhor conteúdo

Imperador Japonês faz primeiro banquete para chefe de Estado em seis anos em visita de Lula

O banquete não foi servido à mesa, porque o Imperador queria um ambiente mais relaxado. Os convidados fizeram seus pratos num bufê

Por Moises Rabinovici

Imperador Japonês faz primeiro banquete para chefe de Estado em seis anos em visita de Lula
Jantar oferecido por Suas Majestades Imperiais, o Imperador Naruhito e a Imperatriz Masako
Ricardo Stuckert/PR

O primeiro banquete em seis anos para um chefe de Estado foi oferecido pelo Imperador e Imperatriz do Japão ao presidente Lula e esposa, e mais 110 convidados. Foi uma comemoração de 130 anos de relações diplomáticas entre os dois países. A primeira-dama Janja e a Imperatriz discutiram como melhorar os direitos humanos das mulheres. 

O banquete não foi servido à mesa, porque o Imperador queria um ambiente mais relaxado. Os convidados fizeram seus pratos num bufê.

“A relação entre Brasil e Japão mudou de patamar”. A afirmação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta quarta-feira (26/3), retrata o desfecho de um processo que resultou na assinatura de dez acordos e 80 instrumentos de cooperação entre as duas nações, após uma série de agendas do presidente e de sua comitiva no país asiático. 

O estreitamento de vínculos ficou ainda mais claro na declaração à imprensa após reunião bilateral com o primeiro-ministro do Japão, Shigeru Ishiba, em Tóquio. Ficou decidido que, a partir de agora, os chefes de Estado se visitarão a cada dois anos.

Tópicos relacionados

Aceitar cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Aceitar