Câmeras de segurança registraram os últimos momentos antes do acidente na BR-376 que matou 19 passageiros de um ônibus em Guaratuba, no Paraná. Elas contradizem a versão do motorista do veículo, que disse não ter entrado na área de escape porque teria sido bloqueado por um caminhão. As informações são do Jornal da Band.
O vídeo mostra o ônibus saindo da terceira faixa para o meio da pista, pouco antes do início da área de escape que poderia ter evitado a tragédia. Nas imagens, nenhum caminhão aparece ao lado, mas sim, alguns carros. Instantes depois, o ônibus não consegue fazer a curva e sai da pista.
As imagens estão sendo analisadas pela polícia. A expectativa agora é pelo resultado da perícia, que poderá comprovar se o veículo teve ou não problemas nos freios. Nesta quarta-feira (27), os investigadores ouviram mais três depoimentos de sobreviventes.
“Elas nos informaram que, durante o trajeto, o motorista vinha adotando uma postura imprudente, dirigindo em alta velocidade”, relatou o delegado Edgar Santana.
Outro vídeo mostra um “clima de festa” no interior do ônibus, com algumas pessoas em pé no corredor. Familiares das vítimas denunciam que o ônibus não era de turismo.
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) informou que a empresa não estava autorizada a fazer viagem de linha, somente fretamento e que está apurando o caso.
Ainda nesta quarta-feira, um avião fará o transporte de feridos e dos corpos das vítimas para Belém, no Pará.