Iguanas "congeladas" caem de árvores nos EUA em meio à onda de frio

Baixas temperaturas na Flórida deixaram répteis em "estado letárgico", mas eles não estavam mortos

Da redação, com BandNews TV

E a onda de frio nos Estados Unidos não perdoou nem as iguanas. Com os termômetros abaixo dos 4ºC, elas entram em uma "condição letárgica" e caem de árvores, como foi registrado na Florida por moradores no último final de semana.

Apesar do susto, a reação de paralisia nas iguanas é “normal”, e as iguanas costumam se recuperar com os primeiros raios de sol. Por serem répteis, elas precisam diminuir seus movimentos ou ficar imóveis para poupar energia, e não têm forças para se fixar nas árvores.

As iguanas são comuns na Florida, apesar de não serem nativas. De acordo com a Comissão de Conservação de Peixes e Vida Selvagem, os repteis não são nativos do local. Eles foram introduzidos no ambiente vindo dentro de navios de carga, podendo chegar a 7,5 kg e medir até 1,50m de comprimento. 

O Serviço Nacional de Meteorologia informou que o Sul da Florida atingiu 3ºC, a temperatura mais baixa na região em 12 anos.

O inverno norte-americano foi agravado por uma tempestade classificada como "ciclone bomba", que atingiu parte do país no último fim de semana e causou um acúmulo de neve de até 60 cm. A situação mais crítica foi em Massachusetts, onde mais de 100 mil pessoas ficaram sem energia elétrica. 

O serviço nacional de meteorologia emitiu um alerta para ventos de até 110 km/h em Boston. Além de Massachusetts, Nova York, Nova Jersey, Maryland e Virginia também decretaram estado de emergência. 

Segundo especialistas, o fenômeno aconteceu devido ao choque de uma massa de ar quente vinda do mar com uma frente fria, o que provocou uma queda brusca da pressão atmosférica.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais