O idoso identificado como Dalcy Cangussu, de 73 anos, que foi atropelado por um motorista de ônibus na região do Tremembé, na zona norte da cidade de São Paulo, em 26 de fevereiro, morreu nesta quinta-feira (2).
A informação foi confirmada pela família da vítima ao jornalismo da Band. Segundo o filho de Dalcy, o homem passou por cirurgias ortopédica, vascular e plástica de alta complexidade. Porém, após os procedimentos, o quadro de saúde evoluiu para uma embolia pulmonar. O homem teve parada cardíaca e morreu.
O motorista do ônibus, de 51 anos, inicialmente foi indiciado por lesão corporal. A Band questionou a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo se o caso poderá ser enquadrado como homicídio e aguarda retorno.
Entenda o caso
Dalcy Cangussu estava em um ônibus da linha Jardim Corisco/Santana, da empresa Sambaíba Transportes Urbanos, que passava pela Rua Elias de Almeida.
O filho da vítima disse ao site Diário de Transporte que seu pai foi atropelado após discutir com o motorista por causa do uso de máscara contra Covid-19. Segundo o relato, o motorista, que não teve o nome divulgado, estava com a máscara no queixo e não aceitou ser advertido por Dalcy.
O filho da vítima afirmou ainda que o motorista não queria permitir o desembarque e só parou depois do ponto porque uma passageira ia descer. Quando o homem foi descer, o motorista fechou a porta.
O idoso forçou a porta e conseguiu sair, mas o motorista arrancou com o ônibus, de acordo com relato e as imagens. O homem se desequilibrou e as rodas do ônibus passaram por cima de suas pernas.
Em nota, a SPTrans disse que procurou a concessionária e que ela informou que afastou o motorista de suas funções.
“A SPTrans determinou à concessionária Sambaíba esclarecimentos sobre o caso, que informou o afastamento do motorista de suas funções. A SPTrans irá colaborar com as investigações policiais no que estiver ao seu alcance. A concessionária tem como obrigação contratual informar a SPTrans de ocorrências envolvendo ônibus do sistema e não o fez. Por esse motivo, ela será autuada. O tipo de conduta apresentada no vídeo não é condizente com a postura obrigatória a profissionais que integrem o sistema municipal de transportes e devem zelar pela segurança e vida de passageiros e terceiros. Dalcy Cangussu, de 73 anos, está internado no Hospital São Luiz Gonzaga com ferimentos graves nas pernas”, diz a nota.