Um idoso de 73 anos foi resgatado pela Defesa Civil de Criciúma, em Santa Catarina, em meio a toneladas de lixo acumuladas ao longo da vida. A operação foi realizada na quarta (26) e quinta-feira (27).
Foram necessárias 16 viagens de caminhões-caçamba para retirar os objetos, como roupas, eletrodomésticos, móveis, peças automotivas e plásticos.
Por falta de espaço, o idoso dormia sentado entre os materiais guardados na casa, de aproximadamente 80 metros quadrados. Não havia energia elétrica e nem rede de água no local.
As equipes utilizaram até mesmo uma retroescavadeiras. O trabalho mobilizou também equipes da Secretaria de Obras, Vigilância Sanitária e limpeza urbana.
O homem foi encaminhado para uma unidade do Caps (Centro de Atenção Psicossocial) da cidade para ser avaliado pela equipe médica. Ele deve voltar a morar na mesma casa, mas será monitorado pelo poder público e pelos vizinhos.
Segundo a prefeitura, a situação do idoso já era conhecida pelos órgãos municipais, já que esta foi a terceira vez que ocorreu intervenção de limpeza externa e a primeira da interna.
Acumulador compulsivo
A pessoa classificada como acumuladora compulsiva apresenta um transtorno. Ela tem uma grande dificuldade para se separar de seus pertences, independentemente do valor.
O quadro pode gerar desgaste das relações sociais e de trabalho. Muitas vezes, quem sofre do problema não o enxerga como tal e, por isso, não busca tratamento psicológico adequado. Por isso, é muito importante que esse paciente receba apoio de parentes e amigos.
Vídeo: Como antidepressivos e terapia agem no cérebro
Este texto foi originalmente publicado no METRO JORNAL