IBGE inicia última etapa do Censo 2022 nas terras Yanomami

Com duração prevista para 30 dias, a operação de recenseamento visitará cerca de169 aldeias em Roraima e três no Amazonas

Da Redação

IBGE inicia última etapa do Censo 2022 nas terras Yanomami
Divulgação/IBGE

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) iniciou nesta segunda-feira (6) a operação de coleta de dados para finalizar o Censo 2022 na Terra Indígena (TI) Yanomami. A formatação da ação foi articulada pela ministra do Planejamento, Simone Tebet, com outros ministérios.

Com duração prevista para 30 dias, a operação de recenseamento visitará cerca de169 aldeias em Roraima e três no Amazonas.

Simone Tebet reforçou ter a mais absoluta confiança no trabalho do IBGE. “Poucos institutos no mundo têm a capacidade e a eficiência do IBGE. Isso se deve aos valorosos servidores e servidoras que, mesmo não tendo a remuneração que gostariam de ter, vestem literalmente o colete, batem de porta em porta, para dar o raio X do Brasil que somos”, afirmou. 

Ela também ressaltou o simbolismo de terminar a coleta do Censo 2022 com um povo originário. "O IBGE vai contar quantos yanomamis nós somos. Sim, porque, historicamente, é de nós que estamos falando. Quão bonito é poder dizer que o censo brasileiro vai terminar onde tudo começou, com os povos indígenas, o povo Yanomami”, disse a ministra.

A equipe do IBGE especialista em coletas nas terras indígenas contará com o suporte de técnicos, militares e policiais, além de helicópteros da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Serão 17 equipes compostas por recenseadores do instituto, guias indicados pela Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e intérpretes. Em alguns casos, poderá haver acompanhamento de agentes da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai).

Apuração do Censo 2022 

O IBGE encerrou em 28 de fevereiro a cobertura da coleta domiciliar do Censo Demográfico. Ao todo, 189.261.144 pessoas foram recenseadas (91%), levando-se em conta a prévia da população divulgada em 28 de dezembro de 2022. 

No dia 1º de março, o Instituto iniciou a Etapa de Apuração, que compreende os trabalhos de Análise dos Dados do Censo, a serem realizados pelo Comitê de Fechamento do Censo (CFC). Essas tarefas implicam em alguns retornos a campo, ou seja, alguns domicílios ainda vão receber visitas de recenseadores ou supervisores.  

A divulgação dos primeiros resultados do Censo Demográfico está prevista para o final de abril.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.