Ibama apreende 50 aranhas vindas da Bélgica em bagagem de brasileiro em SP

Segundo o órgão, o brasileiro responsável pela carga foi multado em R$ 12 mil por não possuir licença ambiental para a importação dos espécimes

da redação

Apreensão de aranhas caranguejeiras em São Paulo
Reprodução/Ibama

Uma operação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) apreendeu 50 aranhas da família Theraphosidae, conhecida popularmente como caranguejeiras no Centro de Triagem Internacional dos Correios, em São Paulo. 

A carga, proveniente da Bélgica, foi interceptada na última sexta-feira (18) e estava escondida entre roupas infantis, brinquedos, materiais escolares e itens alimentares da bagagem de um brasileiro que chegava do país europeu.

Segundo o Ibama, a apreensão faz parte de um esforço para combater o tráfico ilegal de animais silvestres, “um crime que ameaça a biodiversidade e o patrimônio genético nacional”. 

O brasileiro responsável pela carga foi autuado e multado em R$ 12 mil por não possuir licença ambiental para a importação dos espécimes. As aranhas apreendidas foram encaminhadas ao Laboratório de Coleções Zoológicas do Instituto Butantã (SP), onde serão analisadas e, possivelmente, incluídas em projetos de pesquisa científica.

De janeiro a outubro deste ano, a operação Hermes apreendeu, apenas em São Paulo, mais de oito mil espécimes da fauna silvestre e exótica, além de subprodutos como 40 kg de bexigas natatórias de peixes e 120 kg de barbatanas de tubarão.

“O tráfico ilegal de animais continua a ser um grande desafio no Brasil, tanto por sua abrangência quanto pelos danos ambientais causados. Para minimizar essa ameaça, o Ibama reforça a importância da conscientização da sociedade sobre o impacto do comércio ilegal de espécies, além de manter operações constantes em portos, aeroportos e recintos alfandegários”, informou o órgão em nota. 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.