Notícias

Homem que matou 4 em creche de SC vai responder por homicídios qualificados

Delegado-geral informou em coletiva que a polícia pediu quebra de sigilo telefônico e telemático e vai traçar perfil psicológico do assassino

Da Redação

  • facebook
  • twitter
  • whatsapp
REUTERS/Denner Ovidio

Homem, de 25 anos, que invadiu uma creche de Blumenau, em Santa Catarina, matou quatro crianças e feriu outras quatro na manhã desta quarta-feira (5), vai responder por quatro homicídios triplamente qualificados e quatro tentativas de homicídios triplamente qualificados. A informação foi confirmada pelo delegado-geral Ulisses Gabriel em entrevista coletiva. 

Outro delegado será responsável pelo inquérito policial, que vai investigar todas as circunstâncias do ataque, desde a motivação até o planejamento e execução. Ulisses Gabriel reforça que já fez a solicitação da quebra do sigilo telefônico e telemático, inclusive para as plataformas da Meta, que já se disponibilizou a preservar os dados do criminoso. 

“Nós trouxemos para cá três equipes, duas da diretoria estadual de investigação criminal e uma da CORE para manter a segurança do local, e duas equipes da DEIC, um delegado e um especialista em interrogatório, que realizará a entrevista desse suspeito para que possamos buscar informações claras a respeito das circunstâncias”, disse o delegado-geral. 

Para o caso, a Polícia de Santa Catarina contará com o auxílio de uma psicóloga policial, especialista em perfil psicológico, e vão fazer análise do perfil desse homem “para que possamos traçar padrões de comportamento e começarmos a criar uma sistemática em Santa Catarina de perfis comportamentais de criminosos, que eventualmente possam praticar esses ilícitos penais”. 

Fato isolado 

Segundo a Polícia de Santa Catarina, o ataque na creche Bom Pastor foi um fato isolado. 

“Entrevista prévia realizada por mim indica que é um fato isolado, não tem relação com outras práticas criminosas. Não é um fato coordenado, seja por jogo, seja por rede social, seja através de conversas e negociações entre criminosos. Então, é importante salientar para evitar que notícias infundadas acabem sendo propaladas por toda Santa Catarina”, informou Ulisses Gabriel.

Ele reforça que o fato é pontual, isolado e que “faz com que tristemente estejamos numa situação de termos que estar aqui em Blumenau hoje, poderíamos estar celebrando a vida, mas pelo contrário, estamos numa situação como essa que é totalmente impactante”. 

O caso 

Uma creche foi alvo de um ataque com arma branca, um machado, na manhã desta quarta-feira (5), na cidade de Blumenau, na região do Vale do Itajaí, em Santa Catarina. Pelo menos quatro crianças, sendo três meninos e uma menina entre 4 e 7 anos, morreram, a informação é do Corpo de Bombeiros. 

O autor do crime, um homem de 25 anos, foi preso após o atentado. Segundo informações da Polícia Militar, o criminoso teria pulado o muro da creche, praticado o crime e, na sequência, saiu do local em direção ao posto policial, onde se entregou. 

Há informações de quatro feridos, dois meninos e duas meninas, que foram encaminhados para o hospital Santo Antônio. Na unidade de saúde, passaram por procedimentos cirúrgicos e estão estáveis, devem receber alta nas próximas 24 horas.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.