Um homem de 44 anos foi preso nesta quinta-feira (2) em Manguinhos, zona norte do Rio de Janeiro, acusado de torturar a própria tia, de 72 anos.
De acordo com a Polícia Civil do Rio, ele já havia sido indiciado em 2020 em um inquérito por maus-tratos e ameaça contra a vítima. Apesar de passar alguns meses preso, foi solto com uma medida protetiva que determinava o afastamento da idosa – que acabou descumprida.
Segundo as investigações, a tia sofria há anos e era explorada pelo sobrinho, que enfrenta problemas com drogas. O homem vendeu propriedades da família e tomava a pensão da idosa, que ainda foi obrigada a contrair dívidas.
Segundo testemunhas, insultos e ameaças a ela eram constantes. Por isso, a idosa costumava fugir para a casa de vizinhos, de forma a se proteger e se alimentar.
A equipe da 21ª DP (Bonsucesso) que atendeu a ocorrência constatou que os dois viviam em condições insalubres, em imóvel sem geladeira, fogão e televisão, além de encontrarem um cano de esgoto estourado e fezes espalhadas pela casa. Cães, jabutis e papagaios da vítima estavam em condições precárias.
O homem irá responder pelos crimes de tortura, injúria, ameaça, descumprimento de medidas protetivas, maus-tratos a animais e falta de licença para espécie da fauna silvestre.