História de Ayrton Senna é transformada em galeria de arte em trem da CPTM

Trem da Linha 13-Jade e Expresso Aeroporto foi pintado por oito artistas brasileiros; composição conta história desde o início da carreira de Senna ao tricampeonato mundial na Fórmula 1

da redação

CPTM inaugura exposição que homenageia 30 anos do legado de Ayrton Senna
Divulgação/Governo de SP

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), em parceria com a Senna Brands, tem promovido diversas atividades artísticas em homenagem a um dos maiores nomes da Fórmula 1 no ano em que são celebrados os 30 anos do legado de Ayrton Senna. 

Para celebrar a história do ídolo brasileiro, foi inaugurado um trem na Linha 13-Jade e no Expresso Aeroporto com grafites que contam a história do piloto. Com 170 metros de pintura, a obra transformou-se na maior arte urbana em movimento. 

Segundo a CPTM, a ação visa destacar a trajetória de um dos maiores ícones do automobilismo mundial por meio da arte do grafite e de outras técnicas visuais, aplicadas em oito carros do trem da companhia. 

Primeiro vagão apresenta obra ‘O Início de um Campeão’ - Divulgação/Governo de SP

Cada carro representa uma fase diferente da vida e carreira de Senna, desde seus primeiros passos no kart até chegar na Fórmula 1, onde conquistou 41 vitórias, 65 poles positions e três títulos mundiais. 

  • Apolo Torres: retratou o início da carreira de Senna, a fase “kart”;
  • Bruno Mota: retrata as primeiras conquistas de Senna no segundo carro;
  • Snek: mostra a chegada de Senna à Fórmula 1;
  • Filite: retratou a primeira vitória de Senna na Fórmula 1, durante o GP de Portugal em 1985;
  • Carlos Esquivel (Acme): retratou o tricampeonato mundial de Senna;
  • Xandinho: retrata Senna já consolidado como um grande piloto e sob os holofotes de todo o mundo na obra “Senna em cena”;
  • Tito Ferrara: celebra as vitórias icônicas, como as lendárias corridas em Mônaco e a memorável vitória no Brasil em 1991;
  • Jamaira Pacheco: relatou o legado imortal do piloto.

Segundo a CPTM, os artistas receberam total liberdade criativa para explorar e interpretar a história de Ayrton Senna sob suas próprias perspectivas, “com especial atenção ao público contemporâneo, especialmente, para as novas gerações”.

Conquistas de Senna estão retratadas na exposição de 30 anos de seu legado - Divulgação/Governo de SP

“Ayrton é uma fonte de inspiração por tudo o que representa dentro e fora das pistas. Essas obras de arte aproximam os valores dele de milhares de pessoas e servem como um lembrete diário de que não devemos desistir dos nossos sonhos e sempre buscar o melhor”, comenta Ana Simões, diretora-executiva de marketing da Senna Brands. 

“A homenagem proposta pela CPTM ao nosso ídolo também contribui para perpetuar o legado de Ayrton”, concluiu.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.