A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), em parceria com a Senna Brands, tem promovido diversas atividades artísticas em homenagem a um dos maiores nomes da Fórmula 1 no ano em que são celebrados os 30 anos do legado de Ayrton Senna.
Para celebrar a história do ídolo brasileiro, foi inaugurado um trem na Linha 13-Jade e no Expresso Aeroporto com grafites que contam a história do piloto. Com 170 metros de pintura, a obra transformou-se na maior arte urbana em movimento.
Segundo a CPTM, a ação visa destacar a trajetória de um dos maiores ícones do automobilismo mundial por meio da arte do grafite e de outras técnicas visuais, aplicadas em oito carros do trem da companhia.
Cada carro representa uma fase diferente da vida e carreira de Senna, desde seus primeiros passos no kart até chegar na Fórmula 1, onde conquistou 41 vitórias, 65 poles positions e três títulos mundiais.
- Apolo Torres: retratou o início da carreira de Senna, a fase “kart”;
- Bruno Mota: retrata as primeiras conquistas de Senna no segundo carro;
- Snek: mostra a chegada de Senna à Fórmula 1;
- Filite: retratou a primeira vitória de Senna na Fórmula 1, durante o GP de Portugal em 1985;
- Carlos Esquivel (Acme): retratou o tricampeonato mundial de Senna;
- Xandinho: retrata Senna já consolidado como um grande piloto e sob os holofotes de todo o mundo na obra “Senna em cena”;
- Tito Ferrara: celebra as vitórias icônicas, como as lendárias corridas em Mônaco e a memorável vitória no Brasil em 1991;
- Jamaira Pacheco: relatou o legado imortal do piloto.
Segundo a CPTM, os artistas receberam total liberdade criativa para explorar e interpretar a história de Ayrton Senna sob suas próprias perspectivas, “com especial atenção ao público contemporâneo, especialmente, para as novas gerações”.
“Ayrton é uma fonte de inspiração por tudo o que representa dentro e fora das pistas. Essas obras de arte aproximam os valores dele de milhares de pessoas e servem como um lembrete diário de que não devemos desistir dos nossos sonhos e sempre buscar o melhor”, comenta Ana Simões, diretora-executiva de marketing da Senna Brands.
“A homenagem proposta pela CPTM ao nosso ídolo também contribui para perpetuar o legado de Ayrton”, concluiu.