O hino nacional, às notas e moedas, selos e passaportes e outros aspectos da vida cotidiana no Reino Unido mudarão com a chegada de Charles III ao trono após a morte da rainha Elizabeth II, nesta quinta-feira (9), aos 96 anos. O hino “God Save The Queen” (Deus Salve a Rainha), mudará este verso para “God Save The King” (Deus Salve o Rei).
Os versos pedem que Deus torne o monarca “feliz e glorioso” e “disperse” seus inimigos. Mas a depender de quem assume o trono britânico, as palavras “queen” (rainha) e “king” (rei) são trocadas para que se adéquem ao gênero do monarca. Os primeiros 3 versos serão: “Deus salve nosso gracioso rei", “Viva nosso nobre rei, “Deus salve o rei”.
Moeda e selos
O rosto de rei Charlles III começará a estampar as moedas e notas do Reino Unido e de outros países do mundo, substituindo o rosto da rainha Elizabeth II. Por tradição, se a face do monarca morto estiver virada para o lado esquerdo, por exemplo, o novo soberano aparecerá voltado para o lado direito, e vice e versa.
O texto na capa interna dos passaportes britânicos, emitidos em nome da Coroa, e a inscrição semelhante no interior dos passaportes australianos, canadenses e neozelandeses também precisarão ser atualizados. Ao levantar um copo em atos oficiais, não se dirá mais "rainha" e sim "rei". O distintivo nos capacetes da polícia também mudará.
Os nomes do "governo de Sua Majestade" (Her Majesty's), assim como o Tesouro e a Alfândega, passarão para a versão masculina "His Majesty's". Desse modo, será "o discurso do rei", e não o da rainha, o que vai inaugurar as sessões parlamentares apresentando o futuro programa de governo.