Hemorio conclui testes e não encontra novos casos de órgãos infectados com HIV no RJ

Cadeia de transmissão ficou restrita apenas aos seis pacientes que receberam transplantes contaminados

Da redação

Hemorio conclui testes e não encontra novos casos de órgãos infectados com HIV no RJ
Laboratório é investigado por transplantes com HIV
Reprodução

O Hemorio concluiu as novas testagens e não encontrou novos casos de órgãos infectados por HIV que passaram por testes pelo laboratório PCS Saleme. A informação foi confirmada nesta terça-feira (29) pelo diretor de conteúdo da Band, Rodolfo Schneider e o diretor de Jornalismo da Band RIo, Márcio Mele. 

Com isso, fica comprovada que a cadeia de transmissão do HIV ficou restrita apenas aos seis pacientes que receberam órgãos contaminados e foram infectados com HIV. Outras 286 análises vieram negativadas.

Desde que a BandNews FM divulgou a infecção de seis transplantados por HIV, as autoridades determinaram que todas as amostras de doadores de órgãos fossem examinadas novamente. Para evitar dúvidas, algumas das amostras foram testadas até três vezes. 

Entenda o caso

Diversos órgãos investigam a contaminação de seis pacientes que receberam órgãos transplantados no Rio de Janeiro e foram infectados com HIV. A informação foi revelada com exclusividade pelo diretor-geral de conteúdo do Grupo Bandeirantes de Comunicação e âncora da BandNews FM, Rodolfo Schneider. De acordo com técnicos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, os exames de sangue feitos nos doadores apresentaram um falso negativo.

Todos os testes foram realizados na empresa PCS laboratórios, de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. O grupo foi contratado emergencialmente pela Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro em dezembro do ano passado.

A situação foi descoberta no último dia 10 de outubro, quando um paciente transplantado foi ao hospital com sintomas neurológicos e teve o resultado para HIV positivo; ele não tinha o vírus antes do transplante. Amostras dos órgãos doados pela mesma pessoa foram analisadas e outros dois casos foram confirmados. 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais