No Brasil, os traficantes disputam pontos de venda e rotas por onde passam toneladas e toneladas de drogas. E algumas dessas rotas são até sofisticadas. Nesta segunda-feira (22), a Polícia Federal interceptou um helicóptero que levava cocaína pura no interior do Paraná, com 220 kg de cocaína. A investigação aponta que a droga veio da Bolívia. O piloto e outras duas pessoas foram presos.
O helicóptero foi encontrado por agentes federais na área rural de Santa Mônica, no noroeste do Estado. Com o trabalho de inteligência, os policiais perceberam que este tipo de operação criminosa acontecia frequentemente na região e conseguiram descobrir onde o helicóptero ia pousar pra abastecer no último domingo, montaram uma emboscada e chegaram no momento certo.
O Paraná serve como ponto de apoio aos helicópteros do crime que saem do Paraguai a caminho do principal centro consumidor da droga no País, em São Paulo, que abriga também a maior porta de saída da cocaína que tem como destino final a Europa: o porto de Santos.
Em novembro, a Polícia Federal já tinha apreendido outro helicóptero no Paraná, em Corumbataí do Sul, região centro-oeste do estado, com 430 kg de cocaína na aeronave.
A investigação aponta que os helicópteros pertencem a grupos diferentes, mas ambos são ligados ao PCC, que comanda a rota do tráfico internacional de drogas.