Um helicóptero com pelo menos quatro pessoas caiu na região de Escarpas do Lago, em Capitólio, em Minas Gerais, por volta das 9h20 desta terça-feira (2). Imagens mostraram o momento da queda (veja acima). Uma pessoa morreu no acidente.
Segundo o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, duas pessoas já estavam fora da aeronave quando as equipes de resgate chegaram ao local e uma terceira foi resgatada.
Uma jovem, de 22 anos, foi encaminhada pelos bombeiros para a Santa Casa de Misericórdia de Piumhi, com queixa de dores pelo corpo e sem suspeita de fraturas. O piloto também foi transportado para o mesmo hospital, por terceiros, com suspeita de fratura na coluna, mas não foi informada a gravidade da lesão. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) conduziu a outra vítima para atendimento médico em Passos. Segundo relatos, ela estaria sem movimentos nas pernas.
Os tripulantes não souberam informar se perceberam algum tipo de pane. A queda foi logo depois da decolagem, segundo informações do Corpo de Bombeiros. A aeronave teria sido fretada para um passeio e teria outras programações agendadas na sequência.
Investigadores do Terceiro Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA III), localizado no Rio de Janeiro (RJ), órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), foram acionados para realizar a ação inicial da ocorrência envolvendo a aeronave em Capitólio.
Nesse processo, são utilizadas técnicas especificas, conduzidas por pessoal qualificado e credenciado, que realiza a coleta e confirmação de dados, a preservação de indícios, verificação inicial de danos causados à aeronave, ou pela aeronave, e o levantamento de outras informações necessárias ao processo de investigação.
“O CENIPA tem o objetivo de investigar as ocorrências aeronáuticas, de modo a prevenir que novos acidentes com características semelhantes ocorram. A conclusão das investigações terá o menor prazo possível, dependendo sempre da complexidade de cada ocorrência e, ainda, da necessidade de descobrir os possíveis fatores contribuintes”, declarou o órgão em nota enviada à Band.
*Em atualização