Harris tem 49% contra 44% de Trump em 'estados-pêndulos' nos EUA

Coleta de dados foi realizada pela empresa norte-americana Dynata Data Quality e divulgada no Brasil pela Paraná Pesquisas

da Redação

Kamala Harris e Donald Trump
Foto: Reuters

Uma pesquisa eleitoral sobre a disputa à Casa Branca divulgada nesta quinta-feira (19) mostra que Kamala Harris tem 49% das intenções de voto nos ‘estados-pêndulos’ contra 44% de Donald Trump. 

A pesquisa foi feita nos estados do Arizona, Geórgia, Michigan, Nevada, Pensilvânia e Wisconsin – locais que costumam oscilar entre candidatos republicanos e democratas a cada eleição e por isso são considerados estratégicos para as campanhas. A coleta de dados foi realizada pela empresa norte-americana Dynata Data Quality e divulgada no Brasil pela Paraná Pesquisas. 

Pesquisa estimulada

Se as eleições para Presidente dos Estados Unidos fossem entre Kamala Harris e Donald Trump, em quem o(a) Sr(a) votaria?

  • Kamala Harris: 49,0%
  • Donald Trump: 44,0%
  • Indeciso: 7,0%

Foram feitas 2581 entrevistas online, com eleitores com 18 anos ou mais que declararam que pretendem votar nas eleições presidenciais, entre os dias 12 e 17 de setembro. 

A amostra é representativa da população da área pesquisada e foi selecionada aleatoriamente através de recrutamento online e estratificada em função das seguintes variáveis: gênero, faixa etária, escolaridade e raça.

O grau de confiança é de 95,0% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 2,0 pontos percentuais para os resultados gerais.

Kamala ganha entre jovens e mulheres; Trump, entre brancos

A preferência por Kamala Harris, de acordo com os números da pesquisa, é maior entre jovens, mulheres e pessoas não-brancas. Já Donald Trump tem maior aceitação com brancos. 

Entre as pessoas de 18 a 29 anos, por exemplo, 50,6% declararam voto em Kamala e 40,6%, em Trump. Entre o público feminino de todas as idades, 50,3% disseram que votarão na democrata e 42,4% no republicano. 

Quando segmentada por raça/etnia, a pesquisa indica que Trump tem a preferência de 48,6% do eleitor que se declara “branco/caucasiano”, contra 44,8% de Kamala. Ela, por sua vez, é a opção de 74,5% dos que se dizem “afro americano/preto”, grupo em que Trump tem apenas 16,2% das intenções.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.