O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, bateu boca com parlamentares durante a Comissão de Finanças e Tributação, que aconteceu na Câmara dos Deputados na tarde desta quarta-feira (22).
Um dos principais assuntos abordados na comissão, foi a retomada do imposto de importação sobre encomendas do exterior de até US$ 50, pouco mais de R$ 250 reais. As comprar realizadas em sites de fora do Brasil abaixo desse valor são taxadas somente pelo ICMS ( Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).
O bate boca começou quando o deputado Kim Kataguiri (União Brasil-SP), questionou a linha do Partido dos Trabalhadores sobre aumentar a arrecadação por meio de de tributos. Fernando Haddad respondeu sobre o questionamento. “Vocês querem ideologizar o debate, vocês passaram pano para contrabando, o senhor não sabe que o ICMS é um imposto estadual, o senhor devia estar criticando os governadores que estão cobrando, o senhor está querendo colocar na conta do governo federal, um imposto estadual”
Além disso, opinou sobre o fato. "Na minha opinião a decisão é correta dos governadores, o senhor vai criticar publicamente os governadores que o senhor apoia?, Não, não fará isso", completou o ministro.