Marco Antônio Sabino: há uma articulação para aproximar PT e PSDB

Da Redação, com Rádio Bandeirantes

PT e PSDB, partidos que já foram adversários em diversas eleições, estão se aproximando antes da disputa presidencial de 2022. Há uma articulação feita por personalidades importantes para unir os dos partidos. As informações são do jornalista Marco Antônio Sabino, em sua coluna “Insights” na Rádio Bandeirantes.  

O principal articulador dessa aproximação é o ex-Ministro da Justiça Nelson Jobim. Hoje ele é presidente do conselho de administração de um grande banco e tem contato com as duas partes.

Um passo importante para essa aproximação deve ser uma reunião de ex-presidentes: Lula deve se encontrar com Fernando Henrique Cardoso depois que voltar da Europa. O objetivo de ambos é criar uma grande frente anti-Bolsonaro.

Lula e FHC vão debater, por exemplo, sobre a possibilidade de Geraldo Alckmin sair como candidato a vice-presidente de Lula. Atualmente o ex-governador de São Paulo está filiado ao PSDB, mas cogita sair para se aliar ao petista - pode ir para o PSB por exemplo.  

Mas o candidato a vice na chapa de Lula pode ser um membro do PSDB. Bruno Araújo, presidente dos tucanos, já admitiu que o vencedor das prévias, que serão disputadas neste domingo (21), pode virar candidato a vice de alguém. Os principais nomes das prévias são os governadores João Doria e Eduardo Leite.  

Em relação a Alckmin, o principal desafio é convencê-lo de que seria uma boa ideia desistir da disputa para o governo de São Paulo, onde ele tem grandes chances de ser o vencedor.  

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais