"Dia triste" e "futuro próspero": Presidentes reagem à vitória de Javier Milei

Boric, do Chile; Lacalle Pou, do Uruguai; Santiago Peña, do Paraguai; e Daniel Noboa, recém eleito presidente do Equador parabenizaram o novo presidente da Argentina

Da Redação

Javier Milei
Reuters

O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, lamentou na noite deste domingo (19) a vitória do candidato de extrema-direita Javier Milei no segundo turno das eleições presidenciais da Argentina. Para o político, a decisão é “triste para a América Latina”. 

“A extrema-direita venceu na Argentina; É a decisão da sua sociedade. Triste para a América Latina e veremos... O neoliberalismo não tem mais proposta para a sociedade, não pode responder aos problemas atuais da humanidade”, escreveu Petro. 

“As relações entre a Colômbia e a Argentina, os laços entre os seus povos serão mantidos no respeito mútuo. Parabenizo Milei. E esperamos da Argentina progressista as avaliações que permitam aos povos latino-americanos aprender com as lições da história”, completou o presidente colombiano. 

Javier Milei será o futuro presidente da Argentina pelos próximos quatro anos. Com 99,28% das urnas apuradas, ele obteve 55,69% dos votos, contra 44,30% do candidato governista e atual ministro da Economia, Sergio Massa.

Economista, Milei se caracteriza por ser um candidato antissistema num país abalado por uma grave crise econômica, onde a inflação chegou a 142,7% nos 12 meses terminados em outubro. Ele promete dolarizar a economia e extinguir o Banco Central argentino para acabar com a inflação, mas amenizou outras promessas no segundo turno, prometendo não privatizar a saúde e as escolas públicas.

Veja reação de outros líderes latinos 

O presidente chileno Gabriel Boric publicou que a Argentina teve um dia “democrático para eleger o seu presidente para os próximos quatro anos” e parabenizou Sergio Massa por reconhecer a derrota. 

“O povo argentino teve um dia democrático para eleger o seu Presidente para os próximos quatro anos. Saúdo Javier Milei pela vitória e Sergio Massa pelo digno reconhecimento da derrota. Desejo o melhor ao povo argentino e saiba que sempre terá nosso respeito e apoio. Como Presidente do Chile, trabalharei incansavelmente para manter as nossas nações irmãs unidas e colaborando para o bem-estar de todos”, publicou Boric. 

Ocorreu um problema ao carregar o tweet

Luis Lacalle Pou, presidente uruguaio, parabenizou Javier Milei e declarou que deseja que ambos trabalhem juntos para “melhorar as relações bilaterais” entre Uruguai e Argentina. 

Ocorreu um problema ao carregar o tweet

O presidente do Paraguai, Santiago Peña, parabenizou, além de Javier Milei, a Argentina “por um dia eleitoral exemplar”. 

“Saúdo o povo irmão da Argentina, em nome do povo paraguaio, por um dia eleitoral exemplar. Parabenizo Milei pela sua vitória e ofereço a mão cordial e fraterna do Paraguai para fortalecer as relações entre nossos países. Ao grande povo argentino, felicidades”, pontuou. 

Ocorreu um problema ao carregar o tweet

Daniel Noboa, presidente eleito do Equador, parabenizou Milei, onde os argentinos “viveram um dia democrático e transparente em que a sua vontade foi expressa”. Ele convidou Javier Milei para trabalhar e fortalecer as relações bilaterais entre os países, e “para um futuro próspero que busque a cooperação entre as nações”. 

Ocorreu um problema ao carregar o tweet

Em publicação no X (antigo Twitter), Lula afirmou que a democracia é a voz do povo e que ela deve ser respeitada. Ele também desejou boa sorte ao novo governo argentino, mas não citou o nome de Javier Milei.

“A democracia é a voz do povo, e ela deve ser sempre respeitada. Meus parabéns às instituições argentinas pela condução do processo eleitoral e ao povo argentino que participou da jornada eleitoral de forma ordeira e pacífica. Desejo boa sorte e êxito ao novo governo. A Argentina é um grande país e merece todo o nosso respeito. O Brasil sempre estará à disposição para trabalhar junto com nossos irmãos argentinos”, afirmou Lula. 

Ocorreu um problema ao carregar o tweet

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.