A prefeitura de Guarulhos publicou um decreto que proíbe a realização de festas e outros eventos durante o carnaval.
A medida, na segunda maior cidade do estado de São Paulo, entrou em vigor neste fim de semana e segue até o dia 6 de março, para locais públicos e privados. Festa de rua, como blocos de carnaval, também já havia sido descartada em Guarulhos.
Segundo o prefeito Gustavo Henrique Costa (PSD), o Guti, o objetivo é evitar aglomerações e a contaminação de doenças respiratórias. “[o decreto] Visa impedir que festas aconteçam em espaços públicos ou nos locais que não estão licenciados para este fim durante o período de carnaval. O objetivo nosso é evitar aglomeração e disseminação do corona e da influenza”, explicou.
Quem descumprir esse decreto será penalizado com multa e sofrerá outras sanções determinadas pela prefeitura de Guarulhos.
Durante esse período, de 20 de fevereiro a 6 de março, há exceção para alguns estabelecimentos que receberam autorização para funcionar no carnaval.
Os locais públicos e privados devem seguir as orientações sanitárias, como exigir o comprovante de vacinação com, pelo menos, as 2 doses. Além disso, o limite de público deve ser de 70%.
A prefeitura de Guarulhos reforça que esse decreto pode ser alterado a qualquer momento, dependendo da situação epidemiológica da cidade.