Guarda Costeira dos EUA encontra destroços do submarino Titan com restos humanos

Submersível implodiu com cinco passageiros a bordo em junho deste ano; empresa OceanGate suspendeu atividades após acidente

Da redação

Guarda Costeira dos EUA encontrou destroços do submarino
Reprodução/Guarda Costeira dos EUA/Divulgação

A Guarda Costeira dos Estados Unidos encontrou nesta semana mais destroços dos submarino Titan, que implodiu em junho deste ano. Segundo o órgão, estas são as peças finais, que estavam localizadas a cerca de 500 metros do Titanic, destino do submersível quando o acidente ocorreu, matando os cinco passageiros que estavam a bordo. 

Em nota, o órgão afirma que haviam aparentes restos humanos nas peças. “Supostos restos humanos adicionais foram cuidadosamente recuperados dos destroços de Titã e transportados para análise por profissionais médicos dos EUA”, diz a nota. 

Os destroços foram recuperados por engenheiros de segurança da Guarda Costeira, incluindo a tampa de titânio da embarcação. Esta pode ter sido a última missão de resgate dos destroços, já que pedaços do submersível e restos humanos foram recuperados em 28 de junho. 

Relembre o caso

A embarcação desapareceu em 18 de junho e, segundo especialistas, o submersível implodiu 1h e 45 minutos após o mergulho até os destroços do Titanic. A exploração custa U$ 250 mil por pessoas, cerca de R$ 1,2 milhão, e começou em 2021.

Segundo a empresa, o submersível Titan é o único capaz de levar até cinco pessoas a profundidades de até quatro mil metros. A expedição até então durava oito dias e os turistas poderiam ver o Titanic em sessões de mergulho. Segundo informações do site da empresa, havia uma expedição em andamento, mas não há confirmação de que turistas e quantos estariam à bordo. 

O Titanic foi um navio de cruzeiro que bateu em um iceberg durante uma viagem no Atlântico Norte em abril de 1912, matando 1.500 pessoas. Os destroços, descobertos em 1985, estão em duas partes no fundo do oceano.  

Cinco passageiros estavam no submersível da OceanGate:

  • O bilionário Hamish Harding, de 59 anos, dono de uma empresa de avião e explorador. Ele Já viajou para o Polo Sul incontáveis vezes e foi pro espaço no ano passado em um voo da Blue Origin.
  • Shahzada Daewoo, um dos maiores empresários do Paquistão
  • Suleman Daewoo, filho de Shahzada
  • Paul-Henri Nargeolet, considerado um dos maiores especialistas no naufrágio do Titanic. Ele já esteve mais de 30 vezes no fundo do mar para explorar o navio.
  • Stockton Rush, diretor-executivo da OceanGate e piloto do submersível

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.