Gripe ou covid-19? Saiba como diferenciar os sintomas

Gripe ou covid? Saiba diferenciar os sintomas

Da Redação, com Band Notícias

O outono está chegando e com a virada da estação gripes e resfriados voltam a aparecer com mais frequência. O Band Notícias mostra como diferenciar os sintomas da gripe comum e da covid-19.

Muitas doenças respiratórias desenvolvem sintomas semelhantes. Distinguir o covid de uma gripe ou resfriado pode não ser tão simples.

Mas alguns sintomas, como a perda de olfato e de paladar, podem indicar um quadro mais propenso à infecção pelo coronavírus.

“Muitas vezes, a forma inicial, essa secreção nasal, espirro, congestão, obstrução, tudo isso faz parte não só do H1N1 [a gripe tradicional, pelo vírus Influenza], como também faz parte do quadro inicial de covid. O que acontece é que normalmente a covid evolui com febre, tosse seca, com uma cefaleia [dor de cabeça] bem forte, bem diferente, frontal geralmente”, explicou o infectologista Carlos Frias Jr.

Em relação à gripe, a febre também pode ser um critério de distinção entre as doenças.

“No caso do coronavírus, pode aparecer mais precocemente do que da gripe, mas não pode ser usado como uma baliza única”, alertou o pneumologista Eric Banholzer.

Mesmo com essas pistas, o diagnóstico conclusivo só é dado por meio de um exame.

“A gente observa que, nesse último ano, a gente teve menos casos de gripe, até pelos cuidados que as pessoas têm tomado. O fato da máscara, do álcool em gel reduziu os casos de resfriado", analisou o bioquímico Luiz Fedalto.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.