Gripe aviária H3N8 pode virar surto no Brasil? Entenda os riscos

O vírus é muito comum entre aves, mas a transmissão não costuma acontecer entre humanos; veja avaliação de riscos

Mílibi Arruda

Gripe aviária H3N8 pode virar surto no Brasil? Entenda os riscos
Saiba os riscos da gripe aviária para o Brasil e para humanos
Arquivo/Agência Brasil

A Organização Mundial da Saúde (OMS) confirmou na quarta-feira (11) a primeira morte de humanos por gripe aviária H3N8 no mundo. A mulher, de 56 anos, morava na província de Guangdong, na China, começou a apresentar sintomas em 22 de fevereiro e morreu em 16 de março.

Até o momento, Paraguai e Brasil são os únicos países da América do Sul que não tiveram casos de gripe aviária - seja H3N8 ou outro subtipo, como o H5N1.

A OMS aponta que, em pessoas, a doença ocorre apenas ocasionalmente. "Uma vez que os vírus da influenza aviária continuam a ser detectados em populações de aves, outros casos esporádicos em humanos são esperados no futuro", aponta a entidade.

A grande maioria das infecções por gripe aviária não acontece pelo contato entre pessoas. Por isso, a organização avalia que a chance dos vírus da gripe aviária se espalharem entre humanos é baixa.

Infectologista da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), Nancy Bellei reforça que esse tipo de transmissão é muito incomum. "Quem se infectou teve contato com tecidos ou fezes de animais contaminados", explica.

No entanto, a OMS aponta que os vírus influenza evoluem rapidamente e isso é um ponto de alerta. "A organização continua a enfatizar a importância da vigilância global para detectar alterações epidemiológicas e clínicas associadas a esses vírus".

Bellei acrescenta que, desde 2019, casos de gripe aviária vêm sendo detectados em mamíferos  - como leões marinhos, no Chile - e isso mostra que o causador da doença já evoluiu.  

"reocupa, porque pode demonstrar que o vírus está se adaptando não só a aves, o que pode ser um risco futuro para a própria espécie humana, declara a infectologista.

Quais são os riscos da gripe aviária no Brasil?

Os maiores riscos estão relacionados a transmissão em aves. O país é o maior produto e exportador de carne de frango do mundo. Saiba mais no vídeo abaixo.

O Ministério da Agricultura e Pecuária está em alerta desde janeiro, quando intensificou medidas de prevenção, como o aumento das atividades de vigilância sanitária em granjas, fazendas e locais similares.

No último dia 30, o ministério publicou portaria que suspende a realização de exposições, torneios, feiras e demais eventos com aglomeração de aves no Brasil por pelo menos 90 dias.

Quais são os sintomas de gripe aviária em humanos?

Ainda que os casos do vírus em pessoas sejam esporádicos, a influenza aviária tem letalidade alta, de cerca de 50%. Bellei aponta que os sintomas evoluem dessas forma:

  • Síndrome gripal;
  • Pneumonia;
  • Síndrome respiratória aguda grave;
  • Possibilidade de hemorragia pulmonar;
  • Óbito.

Ainda assim, há registros de casos leves e de manifestação sem sintomas.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais