O rodízio de veículos da cidade de São Paulo segue suspenso nesta sexta-feira (24) durante todo o dia, devido à greve dos metroviários, que entra no segundo dia de paralisação total ou parcial das linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata.
Continuam valendo normalmente o rodízio de placas para veículos pesados (caminhões) e as demais restrições: Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC) e a Zona de Máxima Restrição ao Fretamento (ZMRF); e as proibições de circulação de veículos nas faixas e corredores de ônibus, conforme sinalização.
Com a suspensão do rodízio municipal dos veículos, os carros com placas final 9 e 0 poderão circular normalmente pelas vias da capital paulista.
Ponto Facultativo
O governador Tarcísio de Freitas decretou ponto facultativo nas repartições públicas estaduais da capital paulista e região metropolitana nesta sexta-feira (24). A medida foi publicada no Diário Oficial desta sexta-feira (24).
O prefeito Ricardo Nunes também decretou ponto facultativo nas repartições públicas da capital, com exceção de serviços essenciais como serviço funerário, unidades de atendimento das secretarias de Saúde e Assistência Social, toda a rede municipal de ensino e a Segurança Urbana. A exemplo da decisão do governador, a medida será publicada no Diário Oficial de sexta-feira.
Situação atual do Metrô
O Metrô de São Paulo entrou nesta sexta-feira (24) no segundo dia de greve depois que as novas tentativas de acordo entre o Sindicato dos Metroviários e a companhia fracassaram. As linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha funcionam desde as 6h45 em operação reduzida pelo plano de contingência e 80% da capacidade.
O plano de contingência vai até as 10h e retorna das 17h às 20h. O número de estações abertas é limitado, veja abaixo a situação de todas as linhas do Metrô de São Paulo:
Linha 1-Azul: de Ana Rosa a Luz;
Linha 2-Verde: de Alto do Ipiranga a Clínicas;
Linha 3-Vermelha: de Santa Cecília a Bresser-Mooca;
Linha 15-Prata permanece fechada;
As linhas 4-amarela e 5-lilás funcionam normalmente, assim como todas as linhas CPTM e de ônibus.