Greve de 3 linhas da CPTM é confirmada para esta terça-feira em SP

Funcionários das linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade aprovaram paralisar serviços dos trens a partir da 0h

Da Redação, com BandNews FM

Trabalhadores da CPTM paralisam serviço pela segunda vez desde julho
Nataly Wingerter/Futura Press/Folhapress

Os funcionários das linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade anunciaram que vão entrar em greve a partir da meia-noite desta terça-feira (24), depois de não chegarem a um acordo com a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

Representantes do sindicato dos ferroviários se reuniram na tarde desta segunda (23) em uma audiência de conciliação, no Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo. No entanto, a associação não considerou que a proposta apresentada de reajuste era suficiente e decidiu por paralisar as atividades na circulação de trens.

Segundo o Sindicato dos Trabalhadores das Empresas Ferroviárias da Zona Central do Brasil, são cerca de 2.600 ferroviários que atuam nessas linhas, que atendem principalmente aos passageiros na zona leste da capital.

Na audiência desta segunda, o TRT determinou aos ferroviários para manter 70% do efetivo de trens funcionando nos horários de pico, das 5h às 9h e das 17h às 20h, e 50% nos demais horários.

Em nota, a CPTM criticou a decisão da categoria.

“A CPTM considera inadmissível que o sindicato que representa os colaboradores das linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade, com toda a população adulta vacinada, com uma crise econômica avassaladora em todo o mundo, decidam fazer greve nesta terça-feira, prejudicando e punindo exclusivamente o cidadão que necessita do transporte público para ir ao trabalho, incluindo os que trabalham na linha de frente no combate à pandemia da Covid-19”, diz trecho da manifestação, onde a empresa diz que vai operar com um plano de contingência para amenizar os efeitos da paralisação.

Ocorreu um problema ao carregar o tweet

Em julho, o TRT da 2ª Região já havia determinado que a CPTM aplicasse o reajuste salarial de 3,63% para o exercício de 2020/2021 e de 6,36% para 2021/2022. A companhia recorreu e o Tribunal Superior do Trabalho decidiu a favor do governo de SP contra o aumento.

Funcionários das linhas 7-Rubi, 8-Diamante, 9-Esmeralda, 10-Turquesa e parte da 13-Jade fizeram outra paralisação em julho. Depois de um acordo entre ferroviários e a empresa, o funcionamento das linhas voltou ao normal no dia seguinte. Porém, como o sindicato que atende às linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade não participou das negociações, não houve reajuste a esses trabalhadores.

As demais linhas da CPTM, 7-Rubi, 8-Diamante, 9-Esmeralda e 10-Turquesa, além das linhas do Metrô, vão operar normalmente.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.