Governo prepara PEC para obrigar militar a se aposentar caso dispute eleição

Fontes ouvidas pela Band Brasília informam que proposta é articulada pelo ministro da Defesa com a anuência dos três comandantes das Forças Armadas

Por Álvaro Couto

Governo prepara PEC para obrigar militar a se aposentar caso dispute eleição
José Múcio, ministro da Defesa, articula PEC para obrigar militar a se aposentar
Reuters

O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve apresentar uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que obriga militares da ativa a se aposentarem para disputarem eleição ou caso assumam algum ministério.

Fontes ouvidas pela Band Brasília confirmam que a minuta do projeto está pronta, articulada pelo ministro da Defesa José Múcio Monteiro, com a anuência dos três comandantes das Forças Armadas.

A Band Brasília também apurou que o texto já foi apresentado a Lula e ao ministro da casa Civil, Rui Costa (PT). Agora, a proposta está nas mãos do ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha (PT), para articulá-la com o Congresso Nacional antes de apresentá-la oficialmente.

Fontes ligadas à Defesa afirmam que o clima é favorável à proposta e que, assim, pacificaria a politização nos quartéis.  

“Se o militar quiser entrar na política, ele que vá para a reserva e siga na vida política de vez”, disse fonte do Exército à Band

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais