O Ministério de Portos e Aeroportos por meio do Governo Federal autorizou nesta quinta-feira (9) a liberação de R$ 10 milhões em recursos para obras de ampliação da capacidade do Aeroporto do Guarujá, no litoral de São Paulo. A autorização permite que a prefeitura da cidade inicie o processo licitatório para a contratação da empresa responsável pelo empreendimento.
O projeto do aeroporto do Guarujá engloba a adequação da pista, drenagem e área de taxiamento, além da implantação do cercamento, sinalização e construção de terminal de passageiros provisório.
As intervenções têm execução prevista de seis meses e devem viabilizar a partir do segundo semestre de 2023 voos de jatinhos e turboélices, com capacidade de até 90 passageiros. Em nota, o ministro dos Portos e Aeroportos Márcio França, cita a insegurança das operações do aerporto.
"Durante mais de 20 anos faltou empenho e vontade política para autorizar o início das obras, o que fizemos em apenas 30 dias. Agora o empreendimento vai tomar corpo e operar com eficiência”, afirmou.
Com o valor destinado pela União, será possível iniciar a primeira fase de serviços, antes de uso exclusivo pela Base Aérea de Santos. O processo licitatório está em fase de preparação e a previsão é que seja realizado nos próximos meses.