Governo do Rio reafirma que realização do Carnaval na Sapucaí está mantida

A definição ocorreu após reunião técnica que discutiu as possibilidades de se estabelecer protocolos sanitários em eventos fechados

Por Gustavo Sleman

Governo do Rio reafirma que realização do Carnaval na Sapucaí está mantida
Cezer Loureiro/Riotur

O governo do Rio de Janeiro reafirmou que a realização do Carnaval na Sapucaí está mantida. O posicionamento ocorreu após reunião entre técnicos da Secretaria de Estado de Saúde e do Grupo Técnico de Assessoramento a Eventos de Saúde Pública que discutiu as possibilidades de se estabelecer protocolos sanitários em eventos fechados.

Nesta sexta-feira (7), o governador Cláudio Castro (PL) encaminhou ao comitê a indicação de suspender o Carnaval de rua em todo estado. Segundo o político, seria uma atitude irresponsável autorizar aglomerações, sem haver a possibilidade de seguir protocolos, em meio a aumento de casos de Covid-19

Castro também determinou que o secretário estadual de Saúde, Alexandre Chieppe, dialogue com o conselho de secretários de saúde dos municípios para que as festividades sejam canceladas em 2022.

Em comunicado emitido durante a noite, o governo informou que a tendência é que o Carnaval de rua seja, de fato, suspenso. No entanto, ressaltou que não é possível decidir sobre o evento, que acontece daqui a dois meses, levando em consideração apenas o atual cenário epidemiológico momentâneo. Por conta disso, segundo a nota, novos debates devem ocorrer para embasar a decisão.

Em reunião realizada nesta sexta-feira (7), o infectologista Roberto Medronho sugeriu ao comitê a suspensão não apenas dos desfiles nas ruas, como também na Sapucaí e de outros eventos. De acordo o médico, o risco por conta da variante ômicron é muito grande.

Na última terça-feira (4), a Prefeitura do Rio havia anunciado o cancelamento do Carnaval de rua na cidade do Rio. Um novo encontro que ocorreria nessa semana para discutir alternativas para a realização dos desfiles de blocos foi adiado. Segundo o secretário municipal de Saúde Daniel Soranz, toda decisão deve ser tomada de forma cuidadosa por conta dos números da pandemia. 

Apesar da confirmação dos desfiles no Sambódromo, a Riotur encaminhou uma orientação à Liga Independente das Escolas de Samba para que as agremiações não realizem mais ensaios em ruas e vias públicas. A Liesa encaminhou a recomendação para as escolas. O objetivo é transferir as ações para barracões e sedes, para ter um controle sanitário maior dos participantes.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.