O governo de São Paulo pretende conceder mais quatro parques à iniciativa privada. São eles: Ecológico do Tietê e Estadual do Belém, na zona leste da capital, da Juventude, na zona norte, e o Jequitibá, localizado em Cotia e Osasco.
De acordo com a Secretaria do Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, a primeira reunião para tratar do assunto será realizada ainda neste mês. São necessários, por exemplo, estudos econômicos e juridícos até a elaboração do edital, previsto para ser lançado em 2025.
No ano passado, o Consórcio Novos Parques Urbanos venceu a concessão para administrar três importantes parques estaduais de São Paulo — o Villa-Lobos, o Cândido Portinari e o Água Branca, na zona oeste da capital paulista.
O grupo é formado por sete empresas, entre elas as responsáveis pela gestão do Zoológico, Zoo Safári e Jardim Botânico, cuja gestão foi repassada para a iniciativa privada em 2021.
O anúncio das possíveis novas concessões ocorreu em meio a evento comemorativo do Dia Mundial do Meio Ambiente, no qual o governo apresentou o novo Plano Estadual de Meio Ambiente.