“Nós vamos assinar, agora, o decreto que libera o uso de máscaras em áreas livres em todo estado de São Paulo, a partir de hoje”, confirmou Doria.
Ainda não há uma definição em relação à liberação em ambientes fechados, assim como foi feito no Rio de Janeiro nesta semana. Segundo Doria, a decisão pode ocorrer daqui duas semanas após novas análises.
“A decisão de hoje se deve, fundamentalmente, ao avanço da vacinação. São Paulo é o estado que mais vacina no Brasil desde o último mês de outubro. É o campeão de vacinação. Se São Paulo fosse um país, seria o terceiro país do mundo em número de pessoas vacinadas”, continuou o governador.
O decreto assinado por Doria tem efeito imediato, pois já foi publicado em edição extra do Diário Oficial do Estado (www.imprensaoficial.com.br). Agora, cada município pode decidir se segue a orientação e torna opcional o uso de máscara em locais como vias públicas, parques, ambientes escolares abertos, shows e eventos ao ar livre.
A prefeitura de São Paulo já confirmou que o uso de máscaras não é mais obrigatório em ambientes abertos da capital. O Consórcio ABC também seguiu a orientação do governo e vai liberar o uso nas cidades da região.
Bons índices de vacinação e queda em óbitos
O decreto se baseia na melhora dos índices de vacinação, bem como a redução de novos casos, internações e óbitos. O avanço da aplicação da dose de reforço possibilitou a flexibilização quanto ao equipamento de proteção.
Segundo a plataforma “Vacina Já”, do governo estadual, 89,27% da população elegível (a partir dos 5 anos) está com o esquema vacinal completo, com mais de 101 milhões de aplicações.
O secretário de Saúde, Jean Gorinchteyn, destacou que a taxa de ocupação das UTIs está em 37,6% em todo o estado de São Paulo. Na última semana epidemiológica, houve uma queda de 42,8%, enquanto, nos últimos 30 dias, o resultado negativo foi de 54%. As internações, nos mesmos períodos, reduziram em 28,5% e 76,6%, respectivamente.
O número de óbitos teve queda de quase 50% na semana passada. Nos últimos 30 dias, a redução foi de 56%. As internações apresentaram resultado negativo de 61% (UTI) e 68% (enfermarias).
Lotação nos estádios de futebol
O governo também autorizou, a partir de hoje, a lotação máxima dos estádios de futebol e demais modalidades esportivas praticadas ao ar livre.
Doria também avaliou a possibilidade de desobrigar o uso de máscaras, inclusive em locais fechados, em duas semanas, a depender do quadro epidemiológico do estado, baseado na vacinação de crianças e taxas de internação e óbitos.
“Se tudo continuar correndo bem, dentro de duas semanas, portanto, 23 de março, São Paulo poderá anunciar a liberação completa do uso de máscaras em todos os ambientes, em todas as circunstâncias. Evidentemente, com as devidas cautelas”, disse o governador paulista.