Governo de São Paulo conclui privatização da Sabesp

A venda de 32% da empresa resultou em R$ 14,8 bilhões aos cofres do governo paulista

Da redação

Estação da Sabesp
Estação da Sabesp (Foto: Reprodução/Governo de SP)

O Governo de São Paulo concluiu nesta terça-feira (23) a privatização da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo, a Sabesp, em cerimônia na B3, a bolsa de valores de São Paulo. A venda de 32% da empresa resultou em R$ 14,8 bilhões aos cofres do governo paulista.

O governador do Estado, Tarcísio de Freitas, ressaltou que com a mudança na empresa, a Sabesp agora pode ser a maior plataforma de saneamento do planeta. “A Sabesp continua sendo o nosso operador de saneamento, vai operar com excelência, vai ganhar eficiência. A Sabesp hoje está livre para voar mais alto e ser a maior plataforma de saneamento do planeta", afirmou.

Ele defendeu também os trabalhos realizados pela gestão para viabilizar a desestatização do saneamento, prometeu redução da tarifa, limpeza de rios e universalização do saneamento até 2029.

Tarcísio na B3 durante cerimônia da conclusão da privatização da Sabesp (Foto: Governo de SP)

"Não faltou nesse processo uma série de atributos, não faltou ousadia, não faltou coragem, não faltou diálogo, não faltou respeito, não falta criatividade para que a gente construísse um modelo que não é o modelo de Buenos Aires, não é o modelo de Berlim, não é o modelo do Reino Unido, não é o modelo do Chile, não é o modelo de Portugal, não é o modelo da Eletrobrás, é o modelo da Sabesp, é o nosso modelo, é o modelo de São Paulo e é o melhor modelo da história”, disse Tarcísio.

Com a conclusão do processo de desestatização, a nova gestão da Sabesp assume a empresa após a eleição do novo Conselho de Administração, em assembleia geral de acionistas. Antes, a aquisição de 15% das ações da Sabesp pela Equatorial precisa ser aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.